Projeto 100+ da Cotrijuc é premiado em programa nacional da Bayer com R$ 1,5 Milhão


A continuidade da atividade rural, especialmente nas pequenas propriedades, enfrenta diversos desafios, entre eles, a falta de assistência técnica. Em 2022, a Cotrijuc deu início ao Projeto 100+, reunindo estes agricultores nas suas comunidades para receberem orientações em cada etapa do ciclo do ano agrícola, auxiliando-os a obterem melhores resultados em suas lavouras. A iniciativa foi inscrita no Programa Bayer Coopera+ Impulsão e foi escolhida, entre cooperativas de todo o país, para receber um investimento de R$ 1,5 milhão.

A premiação foi oficializada na noite de quarta-feira, dia 31 de maio, durante encontro em Campinas, São Paulo, com a presença de lideranças da Bayer e de todas as cooperativas do país. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Cotrijuc, Caio Vianna, a gerente de insumos, Rosmari Jovanowichs e o líder de defensivos, Samuel Bastos. Conforme Vianna, o Projeto 100+ foi criado com o objetivo de levar informações técnicas aos pequenos agricultores, que representam a maioria do quadro social da cooperativa e, por questões de baixa escala, não conseguem viabilizar uma assistência técnica personalizada. A iniciativa também contribui para a aproximação da cooperativa com os produtores. “O Projeto 100+ é uma forma de inclusão dos pequenos agricultores e, a partir desta premiação, os recursos que virão, serão todos investidos para intensificar estas ações, continuar esse trabalho de melhorar e apoiar a eficiência, produtividade e rentabilidades dessas famílias”, enfatiza.

O Programa Bayer Coopera+ Impulsão é uma parceria entre a Bayer e a G.A.C. Brasil, que está em sua segunda edição, abordando temas de inovação e sustentabilidade voltados ao agronegócio. Tem como objetivo estabelecer relacionamento, cocriação, visibilidade e impacto na comunidade, estimulando o empreendedorismo qualificado e inovador junto às Cooperativas.

Na fase de seleção, ainda em 2022, foram escolhidos projetos com potencial de solucionar os desafios propostos no Programa, de acordo com os critérios eliminatórios. Ao todo, 10 cooperativas avançaram para a imersão, onde receberam mentoria da G.A.C. Brasil para construir, validar e apresentar os projetos, identificando as capacidades e recursos necessários. No mês de abril, as propostas de trabalho foram apresentadas para uma banca avaliadora, composta por especialistas da Bayer.

A Cotrijuc foi a escolhida na área de sustentabilidade e, na área de inovação, o prêmio foi destinado para a Cooperativa Agrária Agroindustrial, do Paraná.  A partir de agora, iniciará a fase de implementação, com a realização de testes prévios frente aos objetivos da solução proposta para demonstrar a viabilidade e o funcionamento das soluções.

Texto: ASCOM Cotrijuc

Fotos: Divulgação Bayer (Divulgação)