PoliFeira do Agricultor de Santa Maria faz edições dentro de shopping aos domingos


A Feira, que oferece alimentos sem uso de químicos, agora está presente no Shopping Praça Nova

Atento às questões que permeiam a Região Central do Rio Grande do Sul e preocupado com as questões relacionadas à alimentação e ao consumo, o Shopping Praça Nova  vem proporcionando um espaço de feira livre no interior de sua área física. O objetivo é proporcionar uma feira em sintonia com a demanda da sociedade por um alimento diferenciado, mas também não se eximir do compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região, além de aproximar o consumidor dos produtores. A feira acaba sendo uma grande vitrine para os produtores da região, que no shopping têm a oportunidade de mostrar seus produtos diretamente ao consumidor, dando-lhe a oportunidade de conhecer a procedência daquilo que está comprando.

O shopping procurou a Polifeira do Agricultor, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria que, desde abril de 2022, vem realizando uma edição do projeto nos segundos e quartos domingos do mês, oferecendo uma diversidade de produtos para os frequentantes do Shopping Praça Nova. Os alimentos  incluem especialmente panificados, embutidos, geléias, compotas, hortifruti, entre outras variedades, mas buscando dar mais espaço para os alimentos processados. Essa atenção se deve a especificidade do público, que dificilmente sai aos domingos no turno da tarde para comprar hortaliças.

Feira acontecendo no Shopping Praça Nova. Foto: Júlio César Correa Carvalho.

Para levar seus ideais de alimentos saudáveis e o não uso de agrotóxicos para um número maior de pessoas, a PoliFeira do Agricultor utilizou como critério de escolha dos feirantes a questão da distribuição territorial de suas origens, mas também o próprio público do Shopping. Dessa forma, o projeto ganha mais um espaço, dentro de um dos maiores shoppings da cidade de Santa Maria, atingindo assim novas pessoas além das frequentantes da Avenida Roraima e do Campus da UFSM.

Essa iniciativa busca fomentar e apoiar cadeias agroalimentares curtas e mercados locais, aproximando os agricultores da região dos consumidores. Segundo o professor do Colégio Politécnico da UFSM e coordenador da feira no shopping, Róberson Macedo de Oliveira: “a participação da PoliFeira do Agricultor da UFSM no  Shopping Praça Nova permite traçar novas possibilidades de linhas de ação futuras, como trabalhar com o conceito de consumidor/cidadão, e seu papel ativo na construção de sistemas alimentares resilientes e sustentáveis.” Além disso, o shopping prioriza alimentos com origem no território, por esse motivo, a feira possui integrantes de outros municípios da região. A parceria deles com o projeto é fundamental para conectar consumidores, produtores e meio ambiente, por intermédio de um alimento saudável e carregado de significado.

Novos integrantes

A partir deste domingo, a PoliFeira do Shopping terá um novo integrante: O Geoparque Caçapava. Tal nome é uma certificação concedida pela UNESCO a territórios que além de interesse geológico e geomorfológico, também estabelecem uma estratégia para o desenvolvimento socioeconômico, de forma ambientalmente responsável. Nessa primeira participação, os produtores irão levar: novelos de lã produzidos e tingidos artesanalmente com o modo de produção sustentável; geléias, doces em calda, chimias e figada; artesanato em macramê; artesanato com bordados: artesanato em biscuit e bonecos em amigurumi.

Horário e Local

A feira acontece nas datas anunciadas, nos segundo e quarto domingo de cada mês, sendo a próxima no dia 22 de maio, neste próximo fim de semana, das 14 às 20 horas, no Shopping Praça Nova. Os estandes ficarão localizados no Praça Palco, ao lado da Riachuelo.

Feira acontecendo no Shopping Praça Nova. Foto: Júlio César Correa Carvalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Unidade de Comunicação Integrada
Universidade Federal de Santa Maria