Médica do HUSM participa de livros comemorativos aos 30 anos da Reforma Psiquiátrica no RS


A psiquiatra Martha Helena Oliveira Noal – fundadora e coordenadora do Programa de Extensão Nise da Silveira – está entre as autoras dos livros 30 anos da Lei Estadual da Reforma Psiquiátrica: Rumos a novos avanços na garantia de direitos e Em defesa do Cuidado em Liberdade, lançados pela Assembleia Legislativa do Estado.

Os livros lançados em dezembro de 2022 – em comemoração à Luta Antimanicomial e aos 30 Anos da Lei da Reforma Psiquiátrica, pioneira no Brasil – estão disponíveis na biblioteca digital da Assembleia no link https://ww2.al.rs.gov.br/biblioteca/. A produção dos livros é uma parceria entre a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica, a presidência da Assembleia e o Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

Ambos os exemplares apresentam uma coletânea de 14 artigos, cada um, de autoria de profissionais e pesquisadores da área de saúde mental. No artigo Um recorte de vivências, Martha Noal apresenta sua trajetória acadêmica. Relembra sua residência no Hospital Universitário de Santa Maria; a aprovação no concurso, em 1995, quando passou a atuar na Unidade Psiquiátrica do HUSM; a criação do Ambulatório de Transtornos do Humor (ATH) e mais tarde a criação da Associação dos Familiares, Amigos e Bipolares (AFAB) – uma associação de usuário que, em 2022, completou 25 anos de atividades.

– A Associação nasceu, em 1997, da perspicácia e empreendedorismo social de alguém com muitas experiências vividas em sofrimentos psíquicos que foi à frente de seu tempo: Sérgio Walter – na época morador de uma casa de repouso, aos 38 anos, observou que haviam na cidade, diversas associações, direcionadas para pessoas com diabetes, hipertensão e colostomizados, por exemplo. Implicou-se que não havia uma associação que o representasse e este foi o disparador para a AFAB – recorda Martha.

Anos depois, em 2015, com a possibilidade de ampliação do projeto, a partir da mudança para um novo endereço (fora do âmbito do Hospital Universitário), surge o Espaço Nise da Silveira & AFAB, programa de extensão que acolhe vários projetos: como o Comunidade de Fala e o Projeto de Extensão Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, além de Grupos Terapêuticos, Grupos de Testemunhos e Grupos de Familiares – que visam a troca de experiências e o suporte mútuo e também promovem rodas de conversas e oficinas, incentivando o empoderamento e protagonismo de seus participantes.

– O Espaço Nise da Silveira nasce com o objetivo de complementar as ações da AFAB quanto a capacitações e articulação em saúde mental. Desenvolve ações em Rede de Atenção Psicossocial, promovendo parcerias intersetoriais e interdisciplinares. A AFAB situa-se no espaço físico do programa.

O Espaço Nise da Silveira e seus projetos, objetivam o acolhimento, a promoção de saúde, a educação em saúde e a prevenção de adoecimentos, sob a lógica da Reforma Psiquiátrica, da Interdisciplinaridade, Transversalidade e da Clínica Ampliada.

O segundo livro “Em defesa do Cuidado em Liberdade” traz um artigo da psiquiatra em coautoria com outras duas profissionais que atuam na área de saúde mental – Guiomar Maria da Silva e Melissa Dorneles – em que apresentam a trajetória da reforma psiquiátrica no Vale do Rio Pardo – 25 anos de história de Santa Cruz do Sul.

 

Fonte e foto por: Fonte e foto: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh . (HUSM)