Inauguração de novo refeitório marca início das comemorações de 15 anos IFFar Júlio de Castilhos


O campus foi criado oficialmente em 29 de maio de 2008.

Na programação do 15º aniversário do Campus foi entregue na tarde de ontem (29/05), oficialmente, à comunidade acadêmica o novo refeitório. O local já estava em funcionamento desde o início do ano letivo, serve diariamente em torno de 600 refeições e garante aos nossos estudantes uma alimentação adequada no período em que estão na Instituição, contribuindo para seu desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem e rendimento escolar.

A cerimônia de inauguração do refeitório contou com a presença de autoridades, servidores, estudantes e comunidade acadêmica. Estiveram presente a Reitora do IFFar, Nídia Heringer, o Diretor Geral do Campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carvalho Carlotto, o Vice-prefeito de Júlio de Castilhos, Carlos Alberto Pedroso Rezende, o Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra, o Diretor da Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos, Dartagnan da Silva Portella, a Secretária de Educação de Júlio de Castilhos, Susana Márcia Dutra Mello, o Diretor de Administração do Campus Júlio de Castilhos, Gustavo Cauduro, Diretora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional do Campus Júlio de Castilhos, Daniela Schittler, Diretora de Ensino do Campus Júlio de Castilhos, Silvia Regina Montagner, Diretor de Pesquisa, Produção e Extensão do Campus Júlio de Castilhos, Juliano Perlin de Ramos.

Após a cerimônia teve música ao vivo com o professor Ale e o servidor Ciro Adilson Atzler e foi servido um café da tarde para todos/as.

Histórico

O Campus Júlio de Castilhos foi implantado na Fase I da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e iniciou suas atividades letivas no dia 25 de fevereiro de 2008, sob a denominação de Unidade de Ensino Descentralizada de Júlio de Castilhos (UNED) que foi oficialmente inaugurada em 29 de maio de 2008, sendo vinculada, na época, ao Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul. 

Com a Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008, tornou-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. 

O Campus possui uma área que soma 42 hectares, sendo 24 hectares, onde está localizada a sede e 18 hectares de área experimental. Atualmente conta com 1118 estudantes matriculados, distribuídos em seus cursos técnicos de ensino médio integrados e subsequentes, graduação e cursos de formação inicial continuada. Além da pós-graduação, em nível de especialização. Nestes 15 anos de atuação, o Campus Júlio de Castilhos formou mais de 2220 estudantes.

O quadro funcional é composto por 70 docentes efetivos, 08 docentes substitutos, 59 técnico-administrativos em educação e 42 servidores terceirizados para prestação de serviços de refeitório, segurança, limpeza e conservação, manutenção predial e serviços agropecuários, sob a direção geral do servidor psicólogo Sr. Rodrigo Carvalho Carlotto.

Falas

O Diretor da Câmara, Dartagnan, falou da importância do campus para a região e desejou vida longa ao IFFar.

O prefeito de Tupanciretã, Gustavo, destacou que mais de 300 estudantes vem diariamente estudar no Campus Júlio de Castilhos além das parcerias em cursos de Formação Inicial e Continuada, que acontecem em Tupã mesmo.

Já o Vice-prefeito de Júlio de Castilhos, Carlos, relembrou o tempo da Fundação Weirich, que mantinha uma escola agrícola de ensino fundamental na área antes da Unidade de Ensino Descentralizada de Júlio de Castilhos (UNED) ser implantada e o ensino técnico passou a ser um dos mais importantes da instituição. Ele ressaltou a importância do campus para a cidade e região.

Por sua vez, o Diretor Geral, Rodrigo Carlotto, destacou que além da comemoração também é momento de refletir sobre uma história marcada por muitos desafios. “Em 2008 a infraestrutura era reduzida, éramos apenas 40 servidores e cerca de 300 estudantes. Crescemos e conquistamos nosso espaço junto a comunidade castilhense e da região central do estado, colaboramos para mudança de perspectivas de vida, auxiliamos na transformação de inúmeras realidades educacionais, sociais e econômicas.”

A Reitora, Nídia, lembrou do início quando eram apenas quatro unidades do IFFar (Alegrete, Júlio de Castilhos, Santo Augusto e São Vicente do Sul) em 2008 e da expansão que veio em seguida. Hoje o IFFar possui 11 campi, mas pensando em nível nacional a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem 680 unidades e a previsão de 320 novas unidades, chegando a 1.000 unidades nos próximos quatro anos.

Mais sobre as comemorações

Os/as alunos/as da noite também foram recebidos no novo refeitório. Teve uma pequena fala do diretor Rodrigo Carlotto que discorreu sobre a história do campus e a importância de cada estudante para a instituição. Após teve música ao vivo com o professor Ale, o servidor Ciro Adilson Atzler e o estudante Felipe Braz (2° ano do Técnico Integrado em Agropecuária) e o lanche coletivo.

Fonte e fotos por SECOM IFFar Campus Júlio de Castilhos