Brigada Militar promove o 1º Workshop para a imprensa em Santa Maria


A Brigada Militar através do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) realizou na tarde desta terça-feira (30) o 1º Workshop para os veículos de comunicação da Região Central.

A iniciativa contou com 18 inscritos entre jornalistas e repórteres, sendo destinada a demonstrar um pouco da teoria e da prática de como é o trabalho dos policiais militares da Brigada Militar, bem como o de estreitar as relações entre a BM e a imprensa local.

A instrução foi composta por parte teórica e prática. Durante a teoria foram apresentados aos profissionais de comunicação os conceitos sobre o emprego da força policial, princípios da abordagem e o manuseio de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO). 

Entre as armas não letais apresentadas, foi realizada demonstração e utilização da Spark, uma arma de choque não letal, capaz de paralisar o indivíduo através de uma descarga de choque elétrico. 

Já na prática, os participantes tiveram demonstração dos Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) e bombas de efeito, que são utilizadas na atuação dos policiais militares da Força Tática, além de presenciaram uma simulação de abordagem.

Na sequência os policiais ainda demonstraram no estande de tiro o trabalho de policiamento em uma área de conflito. Após a demonstração dos policiais com armas reais, os jornalistas puderam assumir o lugar do policial e fazer uma entrada no local com armas de airsoft, em espaço com pouca iluminação, sirene e sob pressão.

Ao final das atividades, os participantes receberam um certificado de conclusão que foi entregue pelo comandante da Unidade, Major Rogério Glanzel Alves e pelos palestrantes, Capitão Alexandre Pires Lacerda, Capitão Luiz Mário Kristosch dos Santos , Tenente Jean Nascimento e Sargento Rafael Wasun. 

Fonte: Comunicação Social do 1º RPMon