Bagé sedia concurso para eleger as novas prendas do RS


A Ciranda Estadual de Prendas, concurso que vai escolher as novas prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, começa na quinta-feira (19), em Bagé. As atividades acontecem em três locais distintos, onde acontecerão as provas e o baile de encerramento, com o anuncio das vencedoras, no sábado (21). Ao todo, 72 candidatas disputam o titulo, nas categorias mirim (26), juvenil (23) e adulta (23), doze a mais que no ano passado.

Recebem faixas as três primeiras em cada modalidade. Para chegar aos primeiros lugares, as prendas terão de realizar prova escrita sobre geografia, história, tradicionalismo e folclore, além da avaliação prática, em que demonstram habilidades em danças, canto e instrumental. Também contam pontos a prova oral, mostra folclórica e o relatório das atividades desenvolvidas nas respectivas regiões tradicionalistas sobre os temas “o tradicionalismo e a comunidade escolar” e “CTG, núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha”.

“Apesar de ser competitivo, é também um evento de muita celebração, fraternidade e união. Na ciranda, criamos vínculos e amizades que levamos para o resto da vida. E, acima de tudo, é um evento que valoriza e preza a cultura gaúcha”, diz a atual primeira prenda adulta Carolina Ribas Martins, do CTG Pampa e Minuano (na foto, ao centro), que por ser de Bagé, garantiu à cidade o direito de sediar o concurso.

A organização é da 18ª Região Tradicionalista e a promoção do MTG.

Confira as candidatas da 9ª Região Tradicionalista,

Categoria Prenda Mirim:

Katarine Peripolli Dias

CTG Clube Farroupilha – Ijuí

9ª Região Tradicionalista

Categoria Prenda Juvenil:

Yasmim Finger

CTG Estância do Imigrante – Selbach

9ª Região Tradicionalista

Categoria Prenda Adulta:

Daiana Dal Ros

Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro – Ijuí

9ª Região Tradicionalista

Fonte Texto por:  Giovani Grizotti Portal G1/RS

Fotos MTG ( Reprodução)

Edição Alcir61