AMRIGS celebra o Dia da Mulher Médica


Dra Dilma Tessari

No dia 3 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) se une à comunidade para celebrar o Dia da Mulher Médica, uma ocasião especial dedicada a homenagear as 16.380 mulheres médicas que desempenham um papel crucial na saúde e no bem-estar da população gaúcha, conforme dados do Portal Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina. A AMRIGS reconhece o crescente número de mulheres na Medicina, destacando um dado relevante obtido no estudo Demografia Médica 2023 da AMB, que prevê que, em breve, elas serão maioria entre os médicos no Brasil. Este fenômeno reflete não apenas um avanço na igualdade de gênero, mas também a valorização do talento, da ética e da dedicação das profissionais que brilham em diversas especialidades, desde a pesquisa até a prática clínica e a liderança.

Para marcar esta data significativa, a AMRIGS traz depoimentos inspiradores das representantes mulheres da Diretoria da AMRIGS

Dra. Cristina Sebastião Matushita, médica nuclear e diretora de Patrimônio e Eventos da AMRIGS, destaca sua trajetória pioneira na área e suas fontes de inspiração, como Marie Curie e Dra. Anneliese Fischer Thom. 

“Tenho uma personalidade forte e isso se reflete nas minhas ações. Eu luto com todas as minhas energias para que os pacientes tenham acesso aos melhores procedimentos disponíveis”, disse.

Dra. Dilma Maria Tonoli Tessari, ginecologista e obstetra e diretora de Integração Social da AMRIGS, compartilha sua paixão pelo trabalho, seu constante desejo de aprendizado e suas conquistas tanto na Medicina quanto na vida pessoal, oferecendo conselhos valiosos para as próximas gerações.

“Eu gosto verdadeiramente do que faço. Trabalho bastante e estudo muito .O conselho para as próximas gerações é de que não podemos perder tempo e de que o conhecimento é precioso. O tempo passa! Estudem muito e aprofundem-se no verdadeiro sentido da profissão, sem perder o rumo”, alerta.

Dra. Rosani Carvalho de Araújo, médica do trabalho e diretora de Normas da AMRIGS, ressalta a importância da empatia e do afeto no cuidado com os pacientes, inspirada pelo exemplo de sua mãe e incentivando outras mulheres a perseguirem seus sonhos na Medicina.

“Percebo um grande diferencial nas mulheres na medicina”, analisa.

Neste Dia da Mulher Médica, a AMRIGS reconhece e celebra a dedicação, a competência e a humanidade das mulheres que escolheram a Medicina como sua vocação.

Dra. Rosani Carvalho de Araújo

Dra cristina Matushita

 

Fonte e fotos por:

Marcelo Roxo Matusiak
@playpress.com.br