Semana Municipal da Pessoa com Deficiência inicia nesta terça-feira(21)


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social+, promoverá, entre os dias 21 e 25 de setembro, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. 

A campanha foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e iniciará no dia 21 de setembro, sinalizando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi instituída através de movimentos sociais que visavam garantia de direitos.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas, bem como pelo respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos. A proposta, nesse sentido, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade castilhense a participar da luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. 

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é promovida em parceria com o Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS SuperAção, Centro de Referência em Assistência Social CRAS IntegrAção, Casa da Criança e do Adolescente – CCA, Primeira Infância Melhor / Criança Feliz – PIM/CF, apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Apoio e Integração à Pessoa com Deficiência e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos – IFFAR.

Confira a programação: 

20 de setembro – Divulgação nas redes sociais de vídeo convidando a comunidade castilhense para a Campanha.

21 de setembro – Vídeo depoimento de uma família acompanhada pelo Programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz

22 de setembro – Vídeo da Secretaria de Educação com as Educadoras Especiais da Rede Municipal de Ensino.

23 de setembro – Vídeo do CRAS sobre direitos ao Benefício de Prestação Continuada e FADERS (Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado no Rio Grande do Sul)

24 de setembro – Vídeo do CREAS, apresentação do serviço, tipos de violência contra a pessoa com deficiência, canais de denúncia.

25 de setembro – Vídeo depoimento: as superações de uma pessoa com deficiência, ex-aluno da APAE junto com o vídeo de apresentação do trabalho desenvolvido na APAE.

 

Fonte Assessoria imprensa PMJC (Vinicius Ferreira)