XV Fenatrigo realizará a primeira Abertura Oficial do Plantio do Trigo no RS


 A Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo) chega a sua décima quinta edição reformulada e com uma série de novidades. A XV Fenatrigo será realizada entre os dias 15 e 19 de maio no Parque Integrado de Exposições, em Cruz Alta, na região noroeste do Estado.

O evento de Abertura Oficial do Plantio do Trigo no Rio Grande do Sul está sendo realizado pela primeira vez no Estado. A Décima Quinta Feira Nacional do Trigo de Cruz Alta destaca a importância da Região Noroeste iniciar este marco estadual, onde o local e data são qualificados e as vantagens são relacionadas com as condições do solo, clima e temperatura.  

O planejamento antecipado permite que o produtor tenha futuros benefícios, assim sendo válido, a preparação para a garantia de uma boa safra com ações que garantem maior produtividade no final da colheita. Na região noroeste, a perspectiva de aumento na área plantada, é em torno de 20% para 2019, a abertura pelo zoneamento agroclimático do plantio do trigo no RS, já foi iniciado, assim sendo esperado de outras regiões também.  “Desde 2014, houve uma redução no plantio do trigo, até o final de 2018. A previsão neste ano, é que em Cruz Alta tenha um aumento de 25% da área de plantio. Ano passado, tínhamos semeado 12 mil hectares e a estimativa para 2019, é de que semeie a partir de 15 mil hectares. O produtor está valorizando o produto e focando em diminuir o custo com os maquinários, funcionários e colaboradores. Sendo necessário o manejo do solo na lavoura e dentro disso o trigo entra com grande destaque e importância na rotação de culturas.” Comenta Gustavo Rafael Basso, chefe extensionista rural da Emater de Cruz Alta e técnico agrícola.  

Christian Zachow, presidente da XV Feira Nacional do Trigo, destaca: “A abertura do plantio do trigo no RS é uma das novidades da Fenatrigo, com a mudança da data, para o mês de maio, houve a possibilidade desse novo evento. Tendo como objetivo a presença de entidades, políticos e técnicos que poderão analisar, prestigiar o evento e iniciar uma discussão para um futuro aumento da área de plantio do trigo no RS. O foco é a análise profissional em parceria dos eventos técnicos da feira, a questão é entender qual a relevância do grão na cadeia produtiva e nas questões comerciais que envolve e fica por responsabilidade da nossa feira trazer e valorizar esta parte técnica do agronegócio em Cruz Alta.”

Fonte e foto Autor:   Jean Maidana/ASCOM Fenatrigo