XIII Invernada da Trova de J.Castilhos acontece nos dias 06 e 07 de Julho


A XIII Invernada da Trova de Júlio de Castilhos, o tradicional festival de trovas gaúchescas já tem data definida para sua realização. O evento acontece nos dias 06 e 07 de Julho de 2019, tendo como local para sua realização o Parque de exposições Miguel Waihrich Filho do Sindicato rural de Julio de Castilhos.

O festival, que em 2019 chega a sua 13ª edição, que é um dos maiores do Estado no estilo de trovas gauchescas contará mais uma vez com a presença dos maiores nomes da trova. Venha participar dessa integração de cultura que só a trova pode oferecer, que acontece nos dias 06 e 07 de Julho de 2019.

Festival renomado no estado pela premiação, organização e hospitalidade com os trovadores. Este evento é tradicional por reunir os melhores trovadores do estado, garantindo um alto nível de competição.

XIII Invernada da Trova de Júlio de Castilhos tem como gaiteiro Nelson Portela e apresentação de Marciano Portela.

A XIII Invernada da Trova, é realizada através da parceria da Associação Gaúcha de Trovadores – AGT, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Vereadores. Em breve mais detalhes do grande evento de trovas do Rio Grande. Gaiteiro e o apresentador do evento em breve será divulgado.

Divulgado a comissão avaliadora  da XIII Invernada da Trova de Júlio de Castilhos, sendo João Valmor Barros da Rocha, Paulo David e Valter Portalete

João Valmor Barros da Rocha

Trovador João Barros

Professor, Músico e Repentista. Natural de Santa Maria, Cidade Universitária e Coração do Rio Grande, possui a arte da trova como herança genética, de ambas as filiações, seu pai João Valmor da Rocha, é na atualidade um dos trovadores mais ativos da Velha Guarda da Trova. Por parte de mãe é Sobrinho Neto de João Carlos Barros, um dos maiores trovadores de Santa Maria, do qual herdou além do dom, o nome de batismo, sendo chamado em seu surgimento na trova de “João Barros Segundo”.

Paulo DavidTrovador Paulo David

 É músico tradicionalista e trovador. Já participou de várias comissões avaliadoras de festivais de trovas pelo Rio Grande do Sul inclusive da Invernada da Trova, demonstrando sua excelente capacidade e conhecimento da arte. Vencedor de diversos concursos de trova Paulo David representa uma geração de grandes trovadores nascidos na década de 50 que empresta ainda hoje a sua experiência nos palcos para concursos de trova.

Valter Portalete.Trovador Valter Portalete

É tradicionalista e grande conhecedor da cultura gaúcha e, além de trovador, é também escritor e historiador. Escreveu obras como o livro Terra e Cidadania na Obra de Cenair Maicá lançado no ano de 2012, que trata da chegada dos primeiro jesuítas, a guerra guaranítica e o sepulcro de uma sociedade que ainda hoje serve de exemplo. São alguns aspectos da formação da região missioneira do Rio Grande do Sul que foram resgatados por poetas, músicos e cantores, estando entre eles Cenair Maicá. Tem experiência em comissões julgadoras de trovas, sendo que no ano de 2016 já foi membro da comissão julgadora da X Invernada da Trova.
Fonte Site oficial evento Invernada da Trova