Vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia é placar mais elástico da Seleção em estreias da Copa América desde 2001. Brasil retorna aos gramados na próxima terça (18)


Brasil x Bolívia - Primeiro jogo da Copa América

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O triunfo sobre a Bolívia por 3 a 0, nesta sexta-feira (14), é mais do que apenas a 100ª vitória da Seleção Brasileira na história da Copa América. O resultado positivo também foi o mais elástico das estreias da Canarinho no século XXI: desde 2001, a equipe ainda não tinha vencido uma primeira partida no torneio sul-americano por mais de dois gols de diferença.

No retrospecto recente (últimos 20 anos), os três gols sobre o Peru só não superam os sete marcados na goleada sobre a Venezuela, na rodada de estreia da Copa América 1999. De lá para cá, foram quatro vitórias da Seleção Brasileira na primeira partida, dois empates e duas derrotas. 

No total, a Seleção Brasileira acumula 100 vitórias, 35 empates e 44 derrotas na Copa América, com 408 gols marcados e 200 sofridos. País-sede da Copa América 2019, o Brasil retorna a campo na próxima terça-feira (18), às 21h30, para encarar a Venezuela. A Seleção encerra sua participação no grupo A do torneio contra o Peru, no sábado (22), às 16h.

Brasil x Bolívia - Primeiro jogo da Copa América

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A tímida Maracanaú, no Ceará, é só orgulho nesta noite. O mais conhecido conterrâneo marcou o seu primeiro gol pela Seleção Brasileira. Everton Cebolinha entrou bem no segundo tempo do jogo de abertura da Copa América contra a Bolívia, no Estádio do Morumbi, e marcou um golaço. Arranque com a bola da esquerda para a direita e chute certeiro de fora da área. O atacante contou que “previu” a chance de desencantar com a camisa da Seleção.

– Falei com minha esposa antes do jogo que se  eu tivesse oportunidade hoje, eu faria gol – recorda.

A oportunidade veio e ele não desperdiçou. Com oito convocações pela Seleção Brasileira e seis jogos realizados, Everton admite que estava ansioso para fazer o seu primeiro gol.

– Eu estou me cobrando muito por esse gol. A ansiedade estava até me atrapalhando um pouco. Fiquei feliz de ter podido ajudar a seleção ainda mais jogando dentro de casa, com o apoio da torcida. Feliz por poder retribuir esse apoio dentro de campo – disse.

Brasil x Bolívia - Primeiro jogo da Copa América

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Autor de dois dos três gols do Brasil sobre o Peru, nesta sexta-feira (14), Philippe Coutinho foi eleito o melhor jogador da partida de abertura da Copa América 2019, por meio de votação popular. O camisa 11 da Seleção Brasileira abriu o placar no Morumbi aos três minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti. O meia ampliou para a Canarinho aos sete minutos da segunda etapa, de cabeça.

No triunfo sobre os peruanos, Coutinho chegou à marca de 50 jogos e 16 gols com a camisa da Seleção Brasileira. A escolha do vencedor do troféu “Man of the Match” é feita nas redes sociais.

A Seleção Brasileira acumula 100 vitórias, 35 empates e 44 derrotas na história da Copa América, com 408 gols marcados e 200 sofridos. País-sede da Copa América 2019, o Brasil retorna a campo na próxima terça-feira (18), às 21h30, para encarar a Venezuela. A Seleção encerra sua participação no grupo A do torneio contra o Peru, no sábado (22), às 16h.

Retrospecto recente do Brasil em estreias na Copa América

– 1999: Brasil 7 x 0 Venezuela
– 2001: Brasil 0 x 1 México
– 2004: Brasil 1 x 0 Chile
– 2007: Brasil 0 x 2 México
– 2011: Brasil 0 x 0 Venezuela
– 2015: Brasil 2 x 1 Peru
– 2016: Brasil 0 x 0 Equador
– 2019: Brasil 3 x 0 Bolívia

 

Fonte CBF Fotos  Lucas Figueiredo/CBF