Vídeo: Maria Portela foi o destaque do Brasil e leva ouro na Russia


A judoca, Maria Portela, nascida em Julio de Castilhos e revelada em Santa Maria, foi o destaque do Brasil no segundo e último dia de disputas no World Masters, neste domingo, em São Petersburgo, na Rússia. A judoca brasileira encerrou o ano de 2017 no alto do pódio após garantir o ouro na categora até 70kg. O Brasil ainda conquistou medalhas com David Moura (prata), Rafael Silva (bronze) e Maria Suelen (bronze). Com isso, o país deixa a Rússia com cinco medalhas no total, uma vez que Érika Miranda também havia faturado o bronze no sábado.

Para conquistar sua inédita medalha de ouro, Maria Portela venceu cinco lutas. Na final, venceu com muita categoria por ippon a croata Barbara Matic. Na estreia, bateu Gulnoza Matniyazova (UZB) por ippon e, nas quartas, superou a austríaca Michaela Polleres com um waza-ari no golden score. Na semifinal, a brasileira passou pela sueca Anna Bernholm por um waza-ari.

O World Masters é a segunda competição mais importante do mundo em termos de pontos no Ranking Mundial, ficando atrás apenas do Campeonato Mundial. O campeão leva 1800 pontos, o vice leva 1260, o medalhista de bronze fica com 900, o 5º com 648, o 7º com 428 e, só de participar, o judoca já tem direito a 200 pontos. 

]

Informações Portal Globo Edição Alcir61 Fotos Arquivo pessoal.