Verão começa nesta quarta (21) às 18h48 pelo horário de Brasília


Quarta-feira (21) em Júlio de Castilhos, com  Sol com algumas nuvens. Não chove. Temperatura mínima de 15º máxima de 28º

A estação mais quente do ano tem data e hora certa para começar. Nesta quarta-feira, dia 21, às 18h48, pelo horário de Brasília, começa o verão no hemisfério Sul, segundo o Observatório Nacional, instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O ON também prevê que logo nos primeiros dias de verão, teremos várias conjunções entre planetas e também entre planetas e a Lua, o que vai proporcionar belos espetáculos no céu.

Mas, você sabe como é feito esse cálculo que determina a hora exata que damos as boas-vindas à última estação do ano no Hemisfério Sul? Os astrônomos sabem que o início das estações está associado aos fenômenos astronômicos chamados de solstícios, que determinam o verão e o inverno, e também os equinócios, que definem o início da primavera e do outono.

Segundo a pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência, esses fenômenos são definidos pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol, bem como pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita.

É que a astronomia observa o movimento dos astros do ponto de vista da Terra. Assim, a esfera celeste é definida pelo ponto em que o equador celeste é a continuação do equador terrestre.

E isso tem a ver com o caminho que o Sol faz, que é chamado de eclíptica. Todos os anos, o Sol cruza o equador celeste duas vezes, quando ocorrem os equinócios. E chamamos de solstício quando a grande estrela que ilumina os dias na Terra está em seu ponto mais distante do equador celeste, o que ocorre também duas vezes no ano.

Por isso, ao observar o movimento do Sol, os astrônomos podem cravar o momento exato: nesta quarta, às 6 e 48 da tarde, ou quase noite, hora Legal de Brasília, também medida pelo Observatório Nacional, é quando o Sol vai atingir o seu ponto mais distante do equador celeste no hemisfério sul celeste, marcando o início do verão no hemisfério sul e o início do inverno no hemisfério norte.

E eles já sabem também quando nos despedimos dessa estação tão querida por tantos que lotam, aqui no Brasil, praias e outros pontos turísticos localizados em rios, represas e lagoas. O verão dará lugar ao outono no dia 20 de março de 2023, exatamente às 18h25.

Fonte: Da Rede Nacional de Rádio em Brasília,