Universidade Franciscana promove exposição sobre ciência e física


A ciência está em cena na Universidade Franciscana. Isso por que os professores Thais Scotti do Canto Dorow e Gilberto Orengo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN, juntamente com a professora do Design Círia Moro e a coordenadora do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas-MHIF, Franciele Roveda Maffi, organizaram a exposição ‘Ciência em Cena: objetos que contam história’. 

A mostra reúne materiais científicos, com o resgate de objetos históricos, equipamentos científicos, especialmente da área da física, de ensino básico e superior. Os objetivos expostos integram o acervo do MHIF, localizado no Convento São Francisco de Assis, em Santa Maria. A ideia partiu da própria reitora da Universidade Franciscana, UFN, e presidente da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis Zona Norte, Scalifra-ZN, Irmã Iraní Rupolo. 

Segundo os organizadores, a intenção é resgatar os materiais antigos que, hoje, estão deixados de lado, mas, que já tiveram e ainda tem muita importância para o desenvolvimento da tecnologia. Além disso, o objetivo é que com a exposição, os visitantes possam entrar numa espécie de túnel do tempo da ciência. 

“Ciência em Cena: objetos que contam história” já está aberta para visitação no Hall do Prédio 7, no Conjunto I da Universidade Franciscana, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. A visitação pode ser feita até o dia 13 de agosto de 2019. 

Ao longo do período do projeto, escolas de Santa Maria e Região serão convidadas para realizarem uma visita guiada a mostra. O intuito é que os alunos possam ter maior aproximação destes equipamentos, com a possibilidade de até tocá-los para investigar e comparar o funcionamento dos objetos de antigamente com os dos dias atuais.

Exposição “Ciência em Cena: objetos que contam história” 

Visitação: até 13.08.2019
Local: Hall do Prédio 7 – Conjunto I da UFN (Rua dos Andradas, 1614)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h

Créditos fotos de Mark Braunstein/Assecom UFN. Mais informações no site www.ufn.edu.br 

Fonte Assessoria de Comu8nicação UFN