Unidade de Tratamento Intensivo de Covid do HUSM recebe exaustores de ar


O Hospital Universitário de Santa Maria adquiriu nove exaustores de ar hospitalar. No final do mês de julho, três aparelhos foram instalados pela equipe do Setor de Infraestrutura Física na UTI Covid. Os exaustores de ar são fundamentais em áreas com risco de contaminação. Esse equipamento faz a sucção do ar contaminado, que passa pelo filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) no interior do aparelho, para eliminar contaminantes biológicos, antes de ser expelido para o ambiente externo.
  – Devido a esse filtro absoluto, o ar eliminado, após a filtragem, não apresenta contaminação – explica o engenheiro mecânico Vinicius Ávila Severo.
  Os exautores também colaboram na formação de pressão negativa na sala onde foi instalado, evitando que o ar contaminado saia do ambiente. Cada exaustor faz oito trocas completas de ar por hora.
  – São equipamentos que realizaram aspiração e filtragem contínua do ar de dentro da unidade para que este ar não se disperse por longas distâncias, durante a abertura das portas, e também que para que se reduza as partículas de vírus que possam ser geradas durante a realização de procedimentos como a nebulização ou a intubação orotraqueal. Ao ser aspirado, o ar é filtrado sendo retirado do ambiente em uma forma mais “livre de vírus” – afirma a médica infectologista Liliane Pacheco, responsável pelo Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid, no HUSM.

  Nos nove aparelhos foram investidos cerca de R$ 60 mil, recursos oriundos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que inclusive realizou a compra centralizada, distribuindo os recursos aos hospitais para que realizassem os empenhos, conforme as quantidades, previamente, estabelecidas.
  A equipe envolvida na instalação dos equipamentos é formada pelo engenheiro mecânico Reginaldo de Freitas, que realizou o processo de compra dos exaustores, pelo engenheiro mecânico Vinícius Severo, que coordenou a instalação e três oficiais de manutenção da empresa terceirizada contratada para o serviço da instalação.

  Os demais exaustores, estão sendo instalados conforme a distribuição realizada pela Gerência de Atenção à Saúde.

 Fonte Coordenadoria. de Comunicação Social. / Ebserh. Foto: Vinicius Ávila Severo