Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do HUSM realiza programação especial para o mês da amamentação


No Brasil, mais de 40% das crianças até seis meses são alimentadas exclusivamente pelo leite materno. Esse percentual torna o país referência mundial por estar acima da média global. Por isso existe uma iniciativa nacional, a do Agosto dourado, que consiste em uma campanha social pela maior consciência de mães e pais, antes e depois da gestação, da importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês.

Pensando nisso, o Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a Unidade de Atenção à Saúde da Mulher (UASM), preparou uma programação especial em homenagem ao Mês da Amamentação no segundo andar. 

– Durante o mês de agosto, iremos intensificar nossas atividades através de ações que visam a melhoria do atendimento. Sempre buscando um atendimento individualizado de acordo com a necessidade de cada mãe – afirma Paola Castro, Enfermeira referência da UASM.

As atividades – que vão do dia 05 até dia 23 de agosto  – incluem distribuição de material informativo, capacitação para pacientes, famílias e equipe multiprofissional. Além de oficinas de confecção de rosquinhas e almofadas para amamentação, e quizzes de mitos e verdades sobre amamentação.

A rosquinha de amamentação é um acessório protetor que auxilia as mães a enfrentar o desconforto causado pelas fissuras nos mamilos ao amamentar. Já a almofada, auxilia o bebê a ficar mais confortável e mais próximo dos seios durante a amamentação. Ela também pode ser usada como um travesseiro fora do período do aleitamento.

Além das atividades realizadas no Hospital, o Comitê de Aleitamento Materno do HUSM participa do II Seminário Integrado de Aleitamento Materno, no dia 20 de agosto no Salão de Atos do Conjunto I, da Universidade Franciscana (UFN). O evento conta com diversas palestrantes durante à manhã e à tarde que vão tratar sobre diversos assuntos dentro da temática.

Dia 23 de agosto, a programação se encerra com o Mamaço – atividade que ocorre das 14h às 17h, na praça Saturnino de Brito no centro de Santa Maria. O Mamaço é uma iniciativa mundial, em que as mães junto aos seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham experiências e interagem com as outras pessoas presentes.

Fonte e foto comunicação hsocial Ebserh (Site) HUSM