Formatura Crioula curso de Direito da Unicruz, está confirmada para sábado


A Semana Farroupilha começou oficialmente no dia 14 de setembro, e festejos já estão sendo realizados em todo o Rio Grande do Sul. O curso de Direito da Unicruz é pioneiro na organização da Formatura Crioula, solenidade com adaptações da cultura gaúcha. A principal novidade desta edição – a 14ª celebrada de maneira ininterrupta – fica por conta do local do evento: a recém-reinaugurada Casa de Cultura Justino Martins será palco da Formatura no próximo sábado (16), que só inicia com a chegada da centelha da chama crioula portada por cavalarianos. A toga e o capelo dos membros da comunidade acadêmica são substituídos pela pilcha e pelos trajes tradicionalistas. E o cerimonial também é repleto de termos regionais: a reitora é chamada de patroa, enquanto o professor homenageado vira capataz laureado no protocolo.

Prova de que a Formatura Crioula está consolidada no contexto estadual são as presenças confirmadas de autoridades como Nairioli Callegaro, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e Jorge Malheiros, coordenador da 9ª Região Tradicionalista. “O amor pela cultura gaúcha e a dedicação dos alunos são motivadores para a continuidade da Formatura Crioula. A Unicruz é a única instituição dentre as universidades gaúchas que promove esse tipo de atividade”, orgulha-se o professor Fernando Martins Ferreira, idealizador da atividade. O docente da Unicruz inclusive foi condecorado com a Comenda João de Barro em 2013, homenagem feita pelo MTG a figuras que contribuem para a defesa, manutenção e promoção da identidade cultural do Rio Grande do Sul.

A Formatura Crioula está prevista para começar às 17h. Após a colação, que é meramente simbólica, será servido um jantar no CTG Querência da Serra, parceiro da Unicruz na execução do evento. A festa será completa com o show do grupo Oh de Casa. Os últimos ingressos para o jantar estão à venda no próprio CTG ao valor de R$ 35,00. Parte dos recursos serão destinados para a mobilização Abrace o São Vicente.

Informações e foto Comunicação social Unicruz