Tempo no RS em alerta vermelho.Veja como foi a terça de muita chuva


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho (grande perigo) para acumulado de chuva no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A validade do aviso é entre as 16h desta terça-feira (7) até às 7h de quarta-feira (8). Esse tipo de aviso é o maior da escala e é emitido quando os acumulados de chuva ultrapassam 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros em 24 horas.

* Chuva supera 200 mm, causa inundações e provoca deslizamentos de terra no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul metereologia.

BR-116 bloqueada por queda de barreira. A via está totalmente interrompida no km 154, nas proximidades do bairro de Santa Corona, em Caxias do Sul. A liberação está prevista para a madrugada.

* Várias ocorrências de quedas de árvores hoje em Porto Alegre. As imagens são da EPTC. Com o solo saturado de água, mesmo vento fraco pode derrubar árvores. Para amanhã, a MetSul projeta rajadas de 60 a 70 km/h, em média, logo haverá mais problemas na Capital.

*  Chuva apenas de hoje já chega a impressionantes 220 mm em Santo Cristo, no Noroeste gaúcho.

* Água invade casas em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho. Cidade já acumula 170 mm.

*  Água interdita passagem de veículos na ponte do Rio Cerquinha, na localidade de Santo Inácio, no interior de Bom Jesus.

* Alagamentos pela chuva intensa em Coronel Bicaco, no Noroeste gaúcho.

* | Chuva já se aproxima de 150 mm em pontos do Noroeste gaúcho.

* Há muita água acumulada na pista da RS-142 entre Não-Me-Toque e Carazinho. A água em vários pontos tomou conta do asfalto, facilitando a ocorrência de acidentes com aquaplanagem. 

* A chuva que atinge Porto Alegre provoca transtornos nesta terça-feira (7). Nas últimas horas, foram registradas quedas de árvores e alagamentos pela cidade.

Na quarta-feira (8) em Júlio de Castilhos na região central do Rio Grande do Sul, o tempo segue fechado. Na terça (07) choveu o dia todo em Júlio de Castilhos e registra quase metade do volume de chuva esperado para todo o mês de julho. ( Em instantes os volumes de chuva na terça (07)

Ainda há previsão de chuva para todo o Rio Grande do Sul. Durante a maior parte do dia, as pancadas continuam intensas. Também estão previstas descargas elétricas e rajadas de vento que podem passar de 80 km/h. No entanto, a instabilidade perde força a partir da noite, com as precipitações (que passam a ser isoladas e passageiras) ficando mais restritas a áreas do leste gaúcho, como a Região Metropolitana, o Litoral Norte e a Serra.

As temperaturas aumentam em relação às registradas no últimos dias, mas não de forma muito significativa.

O Inmet também emitiu um alerta laranja (perigo) para todo o estado para tempestades, com previsão de ventos intensos e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A quinta-feira(09) em Júlio de Castilhos,o tempo ensolarado, com geada ao amanhecer. Noite de céu limpo.Temperatura mínima de 1ºC

Fonte; MetSul Metereologia e  [email protected] Edição Alcir61