Tchêncontro, Acampamento da Juventude e Seminário da Integração da Juventude acontecem dias 26 e 27


O XXV Tchêncontro Regional e Acampamento da Juventude Gaúcha e II Seminário da Integração da Juventude acontece de 26 a 27 de maio, na Estância Bandeira, em Jaguarão, na 21ª Região Tradicionalista. A organização é dos Departamentos Cultural e Jovem da RT.
Neste ano o Tchêncontro terá como tema “Estâncias – tradição, cultura e história”. O objetivo é que os jovens pesquisem e busquem informações sobre as estâncias, coletem histórias de famílias, fachadas de estâncias, vivências de lides de campo, vestuário usos e costumes do dia a dia, tradições e peculiaridades.
O Acampamento, por sua vez, abordará o tema “A influência da cultura do Uruguay na fronteira”, com o objetivo de mostrar aos jovens este intercâmbio de culturas que existe há muitos anos nas cidades de fronteira. Já no II Seminário da Integração da Juventude será realizada homenagem aos 30 anos da Comissão Jovem do MTG, uma vez que o 1º Encontro desta comissão ocorreu em Canguçu, cidade que pertence a 21ªRT.

Programação
Sábado:
XXV Tchêncontro Regional
Tema: “Estâncias – tradição, cultura e história.”
9 h – Recepção e café
10 h – Início das avaliações do Tchêncontro (Ordem crescente de categoria)
12 h – Almoço
14 h – Retorno das avaliações do Tchêncontro
17 h – Palestra: “A importância das estâncias em nossas famílias”. Ministrante: Felipe Louzada – 1º Guri Farroupilha do RS Gestão 2010/2011. Após o término da palestra será servido um café e realizado intervalo.
18 h – Entrega das premiações do Tchêncontro
18h30min – Cerimônia oficial de abertura do Acampamento da Juventude gaúcha.
Tema: “A influência da cultura do Uruguay na fronteira”
19 h – Roda de conversas com os temas: “A influência da cultura do Uruguay na fronteira” e “A importância cultural e turística das estâncias para nossa região”. Presenças: Representantes do Ministério da Cultura do UY, titulados estaduais e representantes do Movimento Tradicionalista
20 h – Abertura da tertúlia com a apresentação do grupo de danças folclóricas “Espuela Y Pañuelo”.

Domingo
II Seminário da Integração da Juventude. Tema: 30 anos da criação da Comissão Jovem do MTG.
9 h – Café
10 h – Palestra com Claudio Quevedo com a presença de fundadores do 1º Departamento Jovem Estadual. Entrega de homenagens alusivas aos 30 anos da criação da Comissão Jovem do MTG. 12 h – Almoço
14 h – Entrega do Plano de atividades a serem desenvolvidas aos departamentos jovens das entidades. Ministrante: Diretoria Departamento Jovem 21ª RT
14h30min – Gincana da Juventude. Ministrantes: Diretoria Departamento Jovem 21ªRT, Mateus Louzada 1º Peão do RS Gestão 2018/2019. Diretores da 3ª Inter-região do Departamento Jovem Central.

O Acampamento será em local coberto, com infraestrutura de banheiros com chuveiros. O acampamento poderá ser montado a partir de sábado pela manhã. Quanto à alimentação, será cobrado um valor único por todas as refeições: Almoço, café (manhã e tarde) e jantar de sábado. Almoço e café (manhã e tarde) de domingo, no valor total de R$ 50,00. Menores de 7 anos pagam R$ 30,00. Os organizadores disponibilizarão “Bolicho” com lanches e bebidas com valores acessíveis durante tudo o evento.
A entrada é franca.

Fonte e foto Por Jornal Eco da Tradição