Secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria, resgata ave característica da Mata Atlântica


A equipe da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, resgatou um cuiú-cuiú, ave característica do bioma Mata Atlântica, em uma residência na Vila Schirmer, no Bairro Presidente João Goulart. O pássaro estava ferido. O caso ocorreu na última sexta-feira (17). 

De acordo com informações da Superintendência de Bem-Estar Animal, os servidores foram acionados pela proprietária da casa, que percebeu que um gato estava tentando caçar a ave. O pássaro conseguiu voar para o alto de um armário, onde foi encontrado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. 

“É um psitacídeo que tem como limite de ocorrência a nossa região, isto é, ocorre daqui para o nordeste do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina, majoritariamente no bioma Mata Atlântica”, explica o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. 

O cuiú-cuiú foi recolhido com o auxílio de um pano e colocado em uma caixa de papelão com furos. Por estar estressado e sem condições de soltura, ele foi encaminhado para recuperação no Mantenedouro São Braz.

Texto: Rafael Favero
Fotos: Prefeitura de Santa Maria