Saúde amplia segunda dose de reforço para pessoas a partir de 40 anos


A partir desta segunda-feira (20), pessoas com 40 anos de idade ou mais, que iniciaram o esquema vacinal com a Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca podem comparecer a uma das mais de 38 mil salas de vacinação do país para tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Com a inclusão dessa faixa etária, aproximadamente 9 milhões de pessoas devem se vacinar.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação de vacinas diferentes é mais eficaz. Até agora, mais de 6 milhões e 600 mil brasileiros tomaram a segunda dose de reforço.

************
O Ministério do Desenvolvimento Regional vai repassar R$ 16,6 milhões para a continuidade de obras de saneamento básico em 11 estados, entre eles, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará e Santa Catarina. A cidade catarinense Joinville vai receber o maior repasse, R$ 3 milhões. Os recursos, segundo o ministério, vão ser usados na implantação de rede coletora da cidade. O objetivo do Governo Federal é alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo acesso à água potável e ao tratamento e coleta de esgoto.

*********
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social completa 70 anos. Um evento comemorativo, nesta segunda-feira (20), recebe o ministro das Economia, Paulo Guedes, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e o presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto. Na ocasião, o BNDES lança a Carta aos Estados, um documento para gestores e autoridades, com balanço das atividades desempenhadas em parceria com os entes federativos e um passo a passo sobre como a instituição pode ser acionada em apoio aos governos locais. Os Correios também apresentam um selo comemorativo em homenagem ao aniversário da instituição.

Fonte: Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Gabriella Sales.

– Foto: Walterson Rosa/MS