Santa Maria promove reunião técnica com a Climatempo e representantes da Defesa Civil da região


Com o objetivo de tratar de soluções técnicas para monitoramento e alerta meteorológico dos municípios regionais nas fases de prevenção e respostas a desastres, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil, promoveu uma reunião com o consultor de Projetos Governamentais da Climatempo, coronel Rodrigo Dutra, e com representantes da Defesa Civil de diversos municípios da região. O encontro foi realizado no Itaimbé Palace Hotel, na tarde desta quinta-feira (19).

Durante a conversa, o coronel Rodrigo Dutra apresentou o trabalho da empresa Climatempo, que, há 33 anos, é um provedor de soluções para órgãos governamentais e setores como agronegócio, energia, varejo, construção civil, mineração, mídias, transporte e logística. A plataforma presta serviço de monitoramento, alerta e prevenção a desastres para informar empresas e também diversas cidades do país, a fim de orientar a comunidade e prevenir eventos climáticos. O consultor explicou que, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC), os alertas são emitidos de forma sonora e visual na versão Web e por “push” no aplicativo e enviados por SMS e e-mail para os responsáveis pré-cadastrados. Na plataforma integrada SMAC, todas as ferramentas e fontes de dados disponíveis são integrados ao sistema montado a uma plataforma de visualização em tempo real (radares, estações meteorológicas, estações hidrológicas, raios, satélites, etc), com monitoramento 24 horas nos sete dias da semana. 

O coronel Rodrigo Dutra enfatizou que seria importante todos os municípios terem um projeto de monitoramento e alerta para desastres, pois é no município que ocorrem os principais eventos climáticos como inundações, temporais e estiagens, por exemplo. Para contratar o serviço, o investimento fica entre R$ 20 mil e R$ 50 mil por ano, conforme a quantidade de pontos de monitoramento necessários contratados para abranger a área territorial desejada.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, participou da reunião e citou que, através do sistema de georreferenciamento, o Município identificou 104 áreas de risco em Santa Maria e já solucionou a situação de 22 áreas que apresentavam problemas críticos, principalmente relacionados a alagamentos.

“A possibilidade de poder receber informações antecipadas relativas a mudanças climáticas nos ajudará a tomar decisões preventivas e a dar uma pronta resposta à comunidade. Rodrigo, queremos que nos ajude a montar uma proposta para Santa Maria poder avaliar a possibilidade de ter os serviços da Climatempo. E, também, vamos fazer uma proposta para beneficiar os municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro). Ainda, vou conversar com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e que também é o prefeito de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salermo, e apresentar a ideia de ampliar pontos de monitoramento no centro do Estado”, disse o prefeito.

A reunião ainda contou com a participação do chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, do superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Sandro Nunes, do superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, do tenente-coronel Jacob Aristeu Pinton, responsável pela Defesa Civil Regional, e do tenente Ivan Flores da Rosa. Na oportunidade, participaram representantes da Defesa Civil dos municípios de Quevedos, Júlio de Castilhos, Itaara, Salto do Jacuí, Jaguari, Pinhal Grande, Santiago, Dona Francisca, Dilermando de Aguiar, Nova Palma e São João do Polêsine.

Dados que podem ser emitidos pelo Sistema de Monitoramento e Alerta:
– Volumes das precipitações 
– Intensidade e direção dos ventos
– Formação de nuvens com descargas atmosféricas 
– Ressaca na orla marítima do Litoral Sul
– Informações de estiagens e secas prolongadas
– Acionamento de equipes de socorro (Bombeiros) – 3h de antecedência 
– Possível evacuação de comunidades – 6h de antecedência 
– Para situação de prontidão modalidade sobreaviso – 12h de antecedência 

Sistema é aplicado a importantes setores da sociedade:
– Energia (solar, térmica, eólica)
– Navegação (marítima, aérea, rodoviária)
– Agricultura e pecuária 
– Varejo
– Seguro
– Políticas públicas
– Sistema financeiro
– Mídia

Fonte Texto: Diniana Rubin
Fotos: Ariéli Ziegler