Samu e hospital de Júlio de Castilhos participam de simulação acidente trânsito na BR 158 em Santa Maria


O Corpo de Bombeiros simulou, no ultimo sábado (26), um acidente de trânsito na BR-158, km 322,8, na altura da Vila Floresta, no Bairro Cerrito em Santa Maria. A atividade, que busca treinar profissionais no atendimento a vítimas, por essa razão, a população foi avisada para não deve ficar alarmada caso flagrassem o acidente simulado.

A atividade começou com os ajustes da cena, onde foram dispostos dois carros e um ônibus de forma a simular um acidente envolvendo os três veículos. A simulação contou com 25 vítimas dispostas em situações como em um acidente real.

O evento simulado contou com a participação da equipe do Samu de Júlio de Castilhos, PRF, Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), Guarda Municipal, BM, Samu, Unimed, Apolo Resgates, Hospital Geral do Exército (HGE), Pronto-Atendimento Municipal (PAM), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (HBMSM), Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), Sistema Educacional Galileu Galilei (SEG) e Seters Treinamentos em Emergências e Saúde.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal e a Brigada Militar (BM) foram os responsáveis pelo isolamento e pela segurança das pessoas que poderiam se aproximar do local, e ficaram em uma área externa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficou em uma área mais próxima, fazendo a triagem das vítimas (classificação conforme tipo de ferimento, por exemplo). As ambulâncias e equipes de transporte estiveram em um local entre a área de triagem e a saída para a área externa. Os militares do CBM ficaram no local onde as vítimas estiveram, ou seja, na área do acidente, fazendo a estabilização dos veículos, o primeiro atendimento e a remoção das vítimas do local do acidente simulado.

Após a saída das vítimas do local, elas foram transportadas para as unidades médicas conforme a classificação feita pela equipe do Samu e foram indicados os locais para transporte imediato: os hospitais e pronto-atendimentos do Município e Santa Maria, que estarão de prontidão para também testarem seus sistemas de atendimento.

Também os funcionários do hospital Berndina Salles de Barros participaram como observadores do evento.

A equipe de Socorristas do SAMU de Júlio de Castilhos, fez agradecimentos ao bombeiro Marco de Lima pelo convite para a equipe castilhense participar do simulado e ter a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes profissionais.

Posted by João Alcir Vandair Batista on Sunday, October 27, 2019