SAMU de Júlio de Castilhos comemora 12 anos de existência


Na ultima quarta-feira 21 de setembro, Samu de Júlio de Castilhos, comemorou 12 anos, prestando serviço a comunidade castilhense .

O SAMU é um serviço pré-hospitalar móvel, ou, atendimento móvel de urgência. Atua buscando chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde (de natureza clínica ou traumática), 24 horas por dia 7 dias da semana, onde é necessário, atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Contamos com a comunidade castilhenses e autoridades que continuem nos apoiando!!!Em caso de urgência ligue 192.

Parabéns a todos os colaboradores que fazem parte dessa grande equipe, que trabalha para salvar a vida das pessoas, só quem veste o macacão azul sabe o orgulho de carregar o símbolo do SAMU no peito.

O que é o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)?

O SAMU 192 é um serviço público, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU é um programa federal, com incentivo financeiro próprio, e de atendimento compartilhado entre as esferal Estadual e Municipal.

Em Âmbito Municipal: Nas Bases Descentralizadas ficam as equipes de atendimento do SAMU, onde estão 24 horas por dia, 7 dias da semana uniformizadas e prontas para atender a população, porém as equipes somente podem deslocar-se para os atendimentos sob ordem do médico regulador que fica na central de regulação Estadual em POA-RS. Quando o chamado chega até a equipe de atendimento, imediatamente essa se desloca para o atendimento.

SAMU:

Quando você ver uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizando atendimento e os socorristas estiveram com o celular na mão, saiba que eles NÃO estão navegando pelas redes sociais, muito menos fazendo uma selfie.

Eles apenas estão em contato com a central de regulação e trabalhando para salvar vidas

Basicamente, o aplicativo SAPH Móvel visa aperfeiçoar a comunicação entre a Central de Regulação e as equipes do SAMU e registrar a seqüência dos eventos de atendimento, incluindo o acionamento das equipes com endereço georeferenciado e dados do paciente com a orientação da regulação; registros dos deslocamentos, chegada no local e acompanhamento da localização da equipe nas Unidades de Saúde; envio da avaliação inicial e sinais vitais para regulação médica; e o recebimento da prescrição das condutas orientada pela regulação.

Portanto, ao ver um socorrista do SAMU trabalhando com o celular na mão, tenha certeza que ele está apenas trabalhando com o celular na mão, literalmente.