Rotary e Hospital preparam campanha prevenção à hepatite C em J.Castilhos


O Rotary Club Júlio de Castilhos Capão da Convenção, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização “GTH” do Hospital Bernardina Salles de Barros organizam mais uma ação em prol da saúde e bem-estar da comunidade castilhense. 

De acordo com as referidas equipes no dia 27 de Julho de 2019 será realizada uma campanha de prevenção a hepatite C com o “Dia D”, com a realização de testes rápidos, seguro e sigiloso, na praça Manoel Alvarenga com horário programado das 09:00 hs às 17:00 hs.
A hepatite é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. O grande perigo reside no fato de ser uma doença assintomática.
A campanha mobiliza todo o país com o objetivo de erradicar a doença.
O teste é simples (apenas uma picada no dedo), rápido e indicado para pessoas acima de 40 anos, o maior grupo de risco. O período foi
escolhido, pois em 2 de julho é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites.
No local haverá ainda a medição de pressão, a realização de cadastro da campanha para arrecadação de doações via fatura de energia elétrica para Hospital Bernardina Salles de Barros entre outras ações de saúde e possível mateada.
A ação em Júlio de Castilhos, está inserida na Semana Hepatite Zero no Brasil é um projeto em escala mundial, que visa identificar e oferecer suporte aos portadores da doença. No Brasil, a iniciativa é da Associação
Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club Júlio de Capão da Convenção, que
juntos com a equipe do Hospital Bernardina Salles de Barros buscam ampliar o alcance da campanha.