Região debate a municipalização do Ensino Fundamental em Restinga Seca


Prefeitos, secretários de Educação e demais gestores da Associação dos Municípios do Centro do Rio Grande do Sul (AM-Centro) estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (17), na Faculdade Antonio Meneghetti, no Recanto Maestro, em Restinga Seca. Na ocasião, eles conversaram sobre a “Municipalização do Ensino Fundamental” com representantes da Secretaria Estadual de Educação. Durante todo o dia, os gestores avaliaram as propostas, tiraram dúvidas, debateram a iniciativa e conversaram sobre os desdobramentos desta possibilidade.

Todos que participaram do evento concordam que a Educação é o caminho para transformar a sociedade e garantir um futuro com mais qualidade. Apesar de a palestra principal – que abordou a municipalização do Ensino Fundamental – trazer bastante questionamentos, foi possível entender a proposta apresentada pelo Estado.

A diretora Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, Sônia Rosa, e o diretor do Departamento de Coordenação das Regionais, Carlos Fraga, falaram sobre o tema e lembraram que o Ensino é feito por um regime de colaboração e de divisão de responsabilidades entre a União, estados e municípios. Segundo Sônia, é preciso considerar os arranjos feitos para o desenvolvimento da Educação, já Fraga destacou, segundo ele, a necessidade de se pensar um Ensino mais moderno e inovador.

Conforme a secretária de Educação, Lúcia Madruga, o encontro foi bastante importante, pois o assunto é polêmico e os gestores puderam compartilhar uns com os outros as angústias que envolvem o tema.

“O evento foi esclarecedor e de muito aprendizado sobre um dos temas críticos para os municípios. A questão da municipalização do Ensino Fundamental, que por lei deve ser compartilhada com o Estado, é mais uma questão que inquieta os gestores da Educação uma vez que as implicações para os municípios são expressivas especialmente do ponto de vista do investimento necessário”, disse a Lúcia Madruga.

Também participaram do encontro, a secretária adjunta da Educação, Maria Goretti Rocha Farias, e as superintendentes da pasta, Gisele Bauer e Solaine Massierer.

Texto: Maurício Araujo -PMSM
Fotos: João Alves e Assessoria imprensa PM Restinga Seca