Realizada a IV Conferência Municipal do Idoso em Júlio de Castilhos


Na ultima quarta-feira,07, ocorreu no Centro de Convivência da Melhor Idade a IV Conferência Municipal do Idoso do município de Júlio de Castilhos. A conferência foi organizada pelo Governo Municipal e Conselho do Idoso, o Conselho Municipal do Idoso, integra a composição de um dos principais órgãos para garantir os direitos dos idosos do município, pertencente a estrutura do Poder Executivo, com composição paritária e função de deliberar e controlar as políticas públicas voltadas aos idosos, assim como monitorar e avaliar sua execução. É nesse espaço que a comunidade civil participam de forma democrática do processo decisório que construirá e aprimorará os atendimentos em nível municipal.

A IV Conferência Municipal do Idoso iniciou com uma apresentação gaúcha do grupo da Melhor Idade, em seguida foi formada a mesa de honra onde esteve presente a Vice-Prefeita, Maria de Fátima; Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Denise Zulian; Presidente do Conselho Municipal do Idoso e Coordenadora do CRAS, Jorene Zanon; Primeira-Dama, Nair Vestena e a Vice-Presidente do Conselho Estadual do Idoso e palestrante Ana Maria Almeida Duarte. Após os pronunciamentos das autoridades e abertura oficial da Conferência, ocorreu a leitura do Regimento Interno da conferência que foi aprovado por unanimidade.

A palestra da manhã ficou por conta da Vice-Presidente do Conselho Estadual do Idoso e Assiste Social, Ana Maria Almeida Duarte, que esteve abordando “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas.” Após a palestra ocorreu a apresentação do folder sobre o combate a violência contra o idoso elaborado pelo Conselho Municipal do Idoso e o CREAS.

Na parte da tarde ocorreu trabalhos em grupos sobre os 4 eixos da conferência:
Eixo 1: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas:
Subeixos :Saúde, Assistência social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Eixo 2: Educação: Assegurando direitos e emancipação humana.

Eixo 3: Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.

Eixo 4: Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Em seguida ocorreu a apresentação das propostas `a plenária para votação
e após a escolha dos delegados que no próximo ano participarão da VI Conferência Estadual do Idoso representando Júlio de Castilhos, levando as deliberações levantadas na IV Conferência Municipal. 
Delegados da Sociedade Civil

Titular: Eduardo Oliveira Neto

Suplente: Marisete Rockenbach

Delegados Governamental

Titular: Marta Liberalesso

Suplente: Naiana Bolzan

Idosos com mais de 60 anos

Titular: Rainha da Melhor Idade- Rose Barbosa

Suplente: Princesa da Melhor Idade- Naldina Soudi da Silva

A IV Conferência Municipal do Idoso contou com a presença de autoridades municipais, Conselhos Municipais, Lar Recanto do Amanhecer e Sociedade Civil. O Governo Municipal através do Conselho do Idoso agradece a presença e participação de todos.

Fonte e foto  Assessoria imprensa PMJC