Rajadas de ventos na madrugada causaram estragos em cidade do RS


Em razão da formação de um ciclone extratropical diversos pontos do RS registraram ventos fortes desde a tarde de ontem.

Maiores rajadas de vento no dia de ontem 30/06, segundo dados do INMET: horas
Lagoa Vermelha, RS:101,9km/h às 14 horas
Erechim, RS:100,4km/h às 13 horas
Vacaria, RS:90,4km/h às 14 horas
Cruz Alta, RS:75,2km/h às 8 horas
Soledade, RS:75,2km/h às 14 horas
Palmeira Das Missões, RS:71,3km/h às 8 horas

Hoje, um sistema de alta pressão avança e traz frio. O tempo fica nublado e com chuvas fracas e isoladas. Já no litoral ainda pode ter chuva mais forte. Os ventos seguem de moderados a fortes, variando entre 50 km/h e 70 km/h no interior e podendo chegar a 100km/h no leste.

A chuva e o vento forte, provocados pelo ciclone bomba, deixaram estragos e moradores sem luz no Rio Grande do Sul. Às 11h30 desta quarta-feira (1), havia mais de 630 mil residências sem energia no estado. Rajadas de vento chegaram a 116,6 km/h em Santa Vitória dos Palmar, na Região Sul, a 1h da madrugada.

PREVISÃO ESTENDIDA

Júlio de Castilhos, na região central do Rio Grande do Sul, registrou muita chuva na terça-feira (30() e tamb~es foi atingindo por ventos, mas felizmente não houve danos, apenas galhos de árvores espalhados pelas ruas da cidade.

Veja dados de chuvas em Júlio de Castilhos e região na terça-feira (30), segundo dados divulgados pela equipe técnica da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos, Cotrijuc.

A quarta-feira (1º), ainda registrou chuva pela parta da manhã, mas o dia será de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

A sexta-feira (03), está prevista a primeira temperatura negativa em Júlio de Castilhos, quando vários institutos destacam temperatua de -1ºC para a quinta feira, quando o dia será sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.

Pinhal Grande

38 mm

Itaúba

35 mm

Val de Serra

50 mm

J. de Castilhos

40 mm

Na quinta (02),o sol volta a predominar na maior parte do Estado ainda com chance de chuvas fracas no litoral norte e serra. Os ventos diminuem no interior e se mantém moderados no leste gaúcho.

RESPOSTA HIDROLÓGICA

Os principais rios do estado seguem em elevação em praticamente todas as bacias mencionadas. Destaque para as bacias do Ijuí, Taquari-Antas, Cai, Sinos e Gravataí as quais seguem em condição hidrológica de ALERTA.

Na bacia do Cai, o rio Cai segue em elevação em Barca do Cai e Passo do Montenegro e acima dos limiares de inundação, principalmente em São Sebastião do Cai, onde a tendência é de estabilização somente no início da próxima tarde.

Na bacia do Taquari-Antas o nível do Rio das Antas já está em declínio, porém o Rio Taquari segue em elevação nos pontos mais a jusante da bacia e acima das cotas de inundação em Estrela com tendência de estabilização somente no final da próxima tarde.

Os rios Ijuí e Gravataí devem seguir em elevação ao longo do dia e provavelmente até a quinta-feira (02) em função do tempo de concentração destas bacias e já estão próximos aos limiares de inundação nas estações de monitoramento.

O rio dos Sinos também deve seguir em elevação ao longo do dia e já encontra-se acima dos limiares de inundação, principalmente nas proximidades de Campo Bom.

???? Morro Redondo – Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Fonte Sala de Situação SEMA RSFonte Edição Alcir61