Rádio Tupã AM migra para FM 97.1 kHz em Tupanciretã


Rádio Tupã AM migra para FM 97.1 kHz com as participações do padre Cristiano e prefeito Carlos.

A Rádio Tupã AM migra para a FM 97.1 e a partir do dia 1 de agosto, a transmissão através da AM 990 kHz será extinta.

Durante a manhã da ultima sexta-feira, 31 de julho, o programa Variedades teve uma edição especial e durante o programa foi lembrada a história e programação da Rádio Tupã AM. O programa teve a participação do Prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza e do Padre Cristiano Quatrin.

Martyr de Souza Sarmento, pecuarista, Carmelinda Josefina Gattiboni Clerici, modista e Francisco Silva Marques, pecuarista, vindos de Santiago-RS, decidiram instalar uma emissora em Tupanciretã.

Em 29 de abril de 1955, autorizada pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, foi fundada e instalada a Rádio Sociedade Tupanciretã Ltda.

No decorrer do ano, apesar dos sonhos e esperanças, os resultados eram poucos e por volta de 1974 aconteceu uma crise e o falecimento de Manoel Coimbra, diretor da emissora. Com as dívidas, sistema irradiante instalado de forma incorreta e proibida o departamento responsável pela fiscalização planejava fechar a emissora, em 1975.

Na oportunidade, Miguel Puretz Filho e sua esposa, Amélia, em setembro de 1975 haviam adquirido os direitos sobre a emissora, realizaram um período de observação resultando redundou na instalação de um novo sistema irradiante, aquisição de novos equipamentos e a compra de um transmissor de 1 KW. Com este investimento a emissora segue até os dias de hoje prestando serviços a Tupanciretã e região.

A dedicação de Miguel Puretz Filho conseguir manter o funcionamento da emissora e também resultando no surgimento de outra emissora, Clube Um FM.

Para manter e renovar as emissoras, Miguel Puretz Filho, aos poucos foi passando o comando das atividades diárias das emissoras para sua esposa Amélia Rosa e seu filho Miguel Puretz Neto.

“Com a sabedoria de quem entende ser preciso sempre renovar para manter-se, foi aos poucos passando para mim e minha mãe, dona Amélia, o comando das atividades diárias das emissoras. Deixou-nos de maneira súbita, inesperada, mas continua presente em nosso dia a dia com seu exemplo de profissional e pessoal”, disse Miguel Neto.

O prefeito Carlos Augusto parabenizou a Rádio Tupã devido a esta evolução. Ele ressaltou que a história da rádio está enraizada na história de Tupanciretã. Carlos disse que Tupanciretã deve muito a rádio, pois foi sempre o instrumento de comunicação da comunidade. (Carlos 1)

O padre Cristiano Quatrin parabenizou e abençoou a transição da Rádio Tupã e disse que como a história da paroquia e do município, a história da Rádio Tupã não é diferente, é um processo, uma trajetória onde muitas pessoas vão passando. (Padre 1)

A partir deste sábado, 1 de agosto, a Tupã será transmitida no rádio somente através da FM em 97.1 kHz.

 

Fonte Rádio Tupã FM 97.1