Quinta fase do Projeto Flores p/ Todos acontecerá em 14 municípios do RS


Na manhã do dia 21 de janeiro de 2020, a Equipe PhenoGlad da UFSM esteve reunida no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria com o objetivo de realizar o planejamento das viagens da quinta fase do projeto ‘Flores para Todos’ no RS, que terá como objetivo o plantio dos gladíolos para comercialização no Dia das Mães de 2020. O planejamento do plantio para os diferentes municípios do RS foi realizado com o aplicativo PhenoGlad Mobile-RS.

Estiveram presentes na reunião  a Gerente Regional da Emater de Santa Maria Regina Santarem Hernandes, o Gerente Adjunto José Renato Cadó, o Pró-Reitor Substituto de Extensão da Universidade Federal deSanta Maria (UFSM) Prof. Rudiney Soares Pereira, a Coordenadora da Equipe PhenoGlad da UFSM Profa. Lilian Osmari Uhlmann e integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM e da Emater Regional de Santa Maria que coordenam o Projeto Flores para Todos. Durante a reunião, foram planejadas e definidas as datas das visitas técnicas aos produtores e escolas, totalizando quatro visitas durante o cultivo dos gladíolos: a primeira para realizar  o plantio dos bulbos (prevista para a segunda quinzena do mês de fevereiro), a segunda para manejo da adubação nitrogenada em cobertura e desbrote das plantas, a terceira para a realização do tutoramento e a quarta e última para o acompanhamento da colheita das hastes.

Na Região Central do RS, sob a jurisdição da Emater Regional de Santa Maria, estarão participando sete municípios: Silveira Martins, São Vicente do Sul, Cachoeira do Sul e Toropi com a produção sendo realizada em produtores familiares e Faxinal do Soturno, Itaara e Júlio de Castilhos com a produção dos gladíolos em escolas rurais dos municípios. Nos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana (Faxinal do Soturno e Silveira Martins), o projeto será conduzido em parceria com o Projeto Geoparque Quarta Colônia (https://www.facebook.com/geoparquequartacolonia).

Além da Região Central do RS, a quinta fase do projeto estará presente em cinco municípios no Vale do Rio Pardo, sob a jusrisdição da Emater  Regional de Soledade (Herveiras, Mato Leitão, Jacuizinho, Venâncio Aires e Pantano Grande), com o cultivo em duas escolas rurais (em Jacuizinho e Herveiras) e cinco produtores. O projeto também será expandido para uma escola e um produtor no município de Panambi, sob a Juridição da Emater Regional de Ijuí, e em um produtor de Morro Redondo, região Sul do RS sob a jurisdição da Emater Regional de Pelotas.

Ao todo serão 14 municípios no RS beneficiados na quinta fase do Projeto onde serão plantados 3600 bulbos de gladíolo, com expectativa de colheita de 7200 hastes florais de gladíolo. Com esta produção, se buscará atingir os dois principais objetivos do projeto, que, a nível de produtor é introduzir a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para pequenos agricultores familiares e, nas escolas rurais, visa a produção de hastes florais para a decoração de festas nas escolas e nas comunidades de abrangência das escolas.

Além da produção nos 14 municípios da quinta fase do Projeto Flores para Todos, serão plantados 2040 bulbos por produtores que participaram das fases anteriores do projeto, sendo 11 produtores que participaram da quarta fase, uma produtora da terceira fase, 1 escola da segunda fase e dois produtores da primeira fase, totalizando uma produção esperada  no Rio Grande do Sul de 11.280 hastes florais de gladiolo no primeiro semestre de 2020. A nível de Brasil desde 2018, serão 69 municípios nos três estados da Região Sul do Brasil abrangidos pelo projeto até a metade de 2020 e no Paraná é esperado que sejam produzidas 10 mil hastes de gladíolos em 2020. Mais detalhes dos números do Projeto Flores para Todos você encontra no link http://www.cropmodels.ufsm.br/28/12/2019/projeto-flores-para-todos-completa-dois-anos-chegando-em-57-municipios-do-brasil-e-projeta-ampliacao-para-2020/.

Para conhecer a quarta fase do Projeto Flores para Todos acesse o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=GZflUv70UpU

Acompanhe o Projeto Flores para Todos e a rotina e as ações da Equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais da Equipe no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.

Fonte e foto por: Equipe PhenoGlad: (Reprodução)