Publicação dirigida aos presos passará a circular em três presídios da Região de Santa Maria


Administrador do PEJULI, Gabriel Moresco, e o chefe da Segurança Rodrigo Nagera Oliveira na entrega do Informativo Lá da Rua

A segunda edição do informativo Notícias Lá da Rua (NLR), divulgada nesta quarta-feira (27), foi entregue para apenados e servidores dos presídios de Júlio de Castilhos, Cacequi e Caçapava do Sul.

De caráter não oficial, a primeira edição do informativo NLR foi distribuída no último dia 13, para apenados do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos (Pejuli), inicialmente.
A ideia é ampliar a circulação em demais casas prisionais da 2ª Região Penitenciária (Santa Maria). A publicação foi criada por um grupo de voluntários da região e pelo administrador da casa prisional, o psicólogo Gabriel Moresco.
O delegado penitenciário da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Anderson Prochnow, afirmou que o projeto promove a inclusão social e serve para manter as pessoas presas informadas sobre os fatos que ocorrem fora da prisão.
Com 40 exemplares distribuídos nesta edição, o informativo contou com a participação da defensora pública Juliana Dewes Abdel, na Coluna do Convidado. A defensora informou sobre os trâmites dos Processos de Execuções Criminais (PECs) de alguns apenados.
Outra novidade no NLR foi a publicação de poesia escrita por um apenado intitulada “Barquinho”, no Cantinho do Leitor.
Há ainda informações sobre esporte, prevenção ao coronavírus, dicas de higiene na pandemia, uso correto da máscara de proteção.
A periodicidade do veículo é quinzenal. Os idealizadores do Notícias Lá da Rua agradecem os apenados, que sempre demonstraram disposição para dialogar, aprender e debater. Eles destacaram ainda a importância de cada leitor no ambiente prisional.
Os colaboradores voluntários do Informativo nesta segunda edição são Isadora Oberto Taschetto, Lisye Dias Viana, Manoela Mousquer de Oliveira, Vanessa Paz Garcia Kilian, Beatriz Della Méa e Carolina Mello de Christo.

Acesse aqui a primeira edição 

Acesse aqui a segunda edição 

Fonte e  Foto de Divulgação Seapen/Susepe