Próximos dias terão chuva na parte sul e pouca precipitação no Norte do RS


Os próximos sete dias prometem chuva para a Metade Sul, mas pouco volume de precipitação no Norte do Estado. É o que informa o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 15/2020 divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater-RS e Irga.

Na sexta-feira (16), o tempo permanecerá seco, com grande amplitude térmica em todas as regiões. Somente no Litoral Sul o ingresso de umidade do mar poderá provocar chuvas fracas e isoladas. No sábado (17), o deslocamento de uma área de baixa pressão vai produzir chuva na maior parte do Estado, com possibilidade de temporais isolados na Metade Sul. No domingo (18), ainda ocorrerá grande variação de nuvens, com chuvas isoladas na maioria das regiões.

Na segunda (19), o tempo seco vai predominar e o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas. Na terça (20) e quarta-feira (21), a propagação de uma frente fria provocará pancadas de chuva em todo o Estado.

Os volumes esperados são baixos e inferiores a 10 mm na maior parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha e Fronteira Oeste, os valores deverão oscilar entre 10 e 30 mm na maioria das localidades, podendo alcançar 40 mm em alguns municípios.

O boletim também avalia as condições atuais das culturas de trigo, canola, aveia branca, cevada, soja e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Veja abaixo como será o final de semana em Júlio de Castilhos na região central do Rio Grande do sul.

 Nesta sexta-feira (16), o tempo segue firme na maior parte do Estado. O sol ainda marca presença em todas as regiões, porém, segundo a Somar, pancadas fracas e isoladas de chuva podem ser registradas à tarde no Litoral Norte e em alguns municípios da Serra, como Cambará do SulSão José dos Ausentes e Bom Jesus

Para Júlio de Castilhos, o sol continua brilhando e não chove na cidade.

para o sábado (17) a instabilidade retorna e está previsto dia com sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura mínima de 11º Maxima de 23º. Vento de 13 km/h.

O Domingo (18) em Júlio de Castilhos, o dia será de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Temperatura mínima de 10º Maxima de 24º. Vento de 8 km/h.

 

Fonte Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Edição Alcir61