Próxima semana pode ter volumes expressivos de chuva na Metade Norte do Estado


A próxima semana poderá ter volumes expressivos de chuva na Metade Norte do Rio Grande do Sul. É o que indica o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 09/2021, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e o Irga.

Entre a quinta (4) e a sexta-feira (5), a passagem de uma área de baixa pressão atmosférica e uma frente fria deverão provocar chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados, sobretudo entre o Centro e o Norte do Estado.

No sábado (6), a circulação de umidade do mar para o continente ainda deverá provocar chuvas fracas e isoladas no Litoral Norte, enquanto nas demais regiões o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade e manterá o tempo firme. No domingo (7), o tempo seco, com temperaturas amenas, predominará em todo o Rio Grande do Sul.

Entre a segunda (8) e quarta-feira (10), o tempo firme e com grande amplitude térmica seguirá prevalecendo, com temperaturas amenas durante a noite e valores elevados no período diurno.

Os totais de precipitação esperados deverão oscilar entre 15 e 30 mm na maior parte das localidades da Metade Sul. No restante do Estado, os valores deverão variar entre 35 e 50 mm, mas poderão superar 60 mm em alguns municípios do Alto Uruguai, Planalto e dos Campos de Cima da Serra.

O boletim também avalia as condições atuais das culturas de soja, feijão primeira safra, milho, batata, moranga Cabotiá, citros, figo, morango, bovino de corte, ovinos, mel e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Veja como será o tempo no final de semana em Júlio de Castilhos na região central do Rio Grande do Sul.

A sexta-feira (05), será de de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura minima de 16º e máxima de 24º.

O sábado (06), Domingo (07) e a segunda-feira (08), será de sol com algumas nuvens. Não chove. Temperatura minima de 13º e máxima de 26º.

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Edição Alcir61

Imagens ilustrativas