Proprietário de rádio de Santa Maria fecha emissora sem avisar funcionários


Os funcionários da Rádio Guarathan, em Santa Maria, na região central do Estado, foram surpreendidos ao chegarem na sede da emissora no final da tarde de segunda-feira. Eles encontraram a porta fechada com cadeado e um comunicado afixado que informava o fechamento da emissora a partir das 16h do dia 8 de outubro.

Segundo relato dos trabalhadores, a rádio funcionou normalmente pela manhã e início da tarde, quando o proprietário informou que seria feita uma manutenção. Quando o grupo voltou, por volta das 18h30min, o local já estava fechado. No final de semana a rádio não funcionou em razão da falta de operadores, que não teriam recebido. A emissora tem 58 anos de atividade.

Em nota, os funcionários lamentaram a falta de comunicado prévio não apenas aos trabalhadores, mas também aos anunciantes e ouvintes, e do pagamento das obrigações trabalhistas, incluindo salários e fundo de garantia. “Os funcionários se solidarizam com os anunciantes e ouvintes pela emissora não estar cumprindo com a responsabilidade de colocar no ar anúncios e programas.” O grupo não conseguiu contato com o diretor da rádio. “Apesar do abalo moral, financeiro e psicológico com a incerteza em relação ao futuro, os funcionários estão unidos em busca de uma resposta.”

A regional de Santa Maria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado encaminhou ontem ao Ministério do Trabalho pedido de fiscalização na Rádio Guarathan. A entidade informou na solicitação que fez boletim de ocorrência na Polícia Civil. A reportagem do Jornal Correio do Povo, tentou contato com o proprietário, mas os telefonemas não foram atendidos.

Fonte Jornal Correio do Povo