Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia apresenta novos cursos aos municípios do território


O Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, entra em sua segunda fase no ano de 2023. A nova etapa tem início com o credenciamento de 38 novos cursos.

Para este ano, foram credenciadas capacitações na área administrativa, empreendedorismo,  atendimento a turistas, hotelaria, idiomas, informática, produção de alimentos, cosméticos, artesanatos, entre outros. O primeiro curso deste ano teve início no último dia 10 de março, na cidade de Nova Palma, com o tema Bordado Livre II. Todos os cursos contam com suporte para os participantes, como distribuição de lanches e disponibilização de cuidadoras para os filhos das estudantes. Na primeira fase do projeto, 350 crianças foram atendidas pelas cuidadoras.

As inscrições podem feitas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado pelos cursos. O cronograma dos mesmos é divulgado nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Geoparque Quarta Colônia, à medida que são definidas as datas, locais e quais cursos cada município pretende receber.

Iniciativa integrada com municípios

Nas últimas semanas, o Projeto realizou visitas aos nove municípios que integram o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO. O objetivo foi conversar com os gestores municipais sobre o início e a continuidade dos cursos promovidos pelo Progredir no território. A equipe do projeto também está realizando a entrega dos materiais que serão utilizados pelas cuidadoras de crianças durante o período de execução dos cursos.

O Progredir Geoparque Quarta Colônia é coordenado pelo projeto Geoparques UFSM e conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A iniciativa busca qualificar, por meio de cursos profissionalizantes, a população do Cadastro Único nas áreas de turismo e cultura, potencializando estratégias de geração de emprego e renda com vista à preservação e valorização da cultura local.

Desenvolvido desde 2022 no território da Quarta Colônia, o projeto atende aproximadamente 2.460 pessoas, em sua maioria jovens entre 18 e 29 anos que nem trabalham nem estudam. Somente no último ano, o Progredir desenvolveu 38 cursos, com 53 turmas e 1.911 estudantes. As formações foram conduzidas por 94 proponentes e instrutores vinculados à UFSM. O projeto ainda promoveu 38 viagens técnicas em territórios de interesse dos Geoparques, participações em eventos e feiras regionais e visitas de alunos de municípios da Quarta Colônia à UFSM.

 

Assessoria de Imprensa
Unidade de Comunicação Integrada
Universidade Federal de Santa Maria