Presidente (TJRS) Iris profere Aula Magna na Universidade Federal de Santa Maria


Palestra com a Desembargadora Iris foi a primeira realizada na Faculdade de Direito da UFSM após o término da pandemia. Créditos: Renato Sagrera

“Nossas  perspectivas são muito  otimistas, pois o Judiciário gaúcho caminha a passos largos em direção ao Juízo 100% digital, adaptado às  novas exigências, atento ao futuro e às tecnologias, mas sem abrir mão do seu passado de respeito aos valores humanos, na permanente busca pela excelência e da satisfação dos jurisdicionados”. A manifestação foi da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, na noite desta quarta-feira (31/5), ao participar da Aula Magna da Faculdade Direito da Universidade Federal de Santa Maria, denominada “Os Desafios do Judiciário Gaúcho”. A magistrada destacou que a Justiça do Rio Grande do Sul já digitalizou cerca de 2,1 milhões de processos físicos desde março de 2020, com 99% das suas Comarcas finalizadas no Estado. “Em síntese, o maior desafio do Judiciário Gaúcho no momento é a gestão da transformação digital, adaptando as estruturas de trabalho  para a execução do serviço sob essa nova perspectiva, incluindo os prédios, os recursos humanos e a sua capacitação”, disse ela.

Presidente Iris falou do avanço da digitalização de processos físicos na Justiça do Rio Grande do Sul Créditos: Renato Sagrera

“Temos o desafio de administrar o Judiciário Gaúcho no momento histórico em que acontece essa fenomenal transformação digital. Por intermédio de um planejamento estratégico bem elaborado e corretamente executado será possível superá-lo, visando entregar à sociedade gaúcha a prestação jurisdicional célere, efetiva e humana que ela merece”, concluiu a Desembargadora, no auditório da Faculdade de Direito da UFSM.

O Pró-Reitor de Graduação da UFSM, Professor Jerônimo Tibusch, agradeceu a palestra realizada pela Desembargadora Iris. “Ficamos honrados com a sua presença na nossa Universidade, que tem mais de 26 mil estudantes, figurando entre as 20 melhores instituições de ensino na América Latina em termos de inovação social, didática e pedagógica,  alcançando também o sétimo lugar no ranking brasileiro universidades públicas”.

O evento contou ainda com a presença do Diretor do Foro da Comarca de Santa Maria, Juiz Vinícius Borba Paz Leão, do Juiz-Assessor da Presidência do TJ, José Luiz Leal Vieira, do Diretor-Geral do TJ, Sandro Borba, e do Assessor Especial da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros. Também prestigiaram o evento a Coordenadora do Curso de Direito da UFSM, Professora Daniela Richter, e os Coordenadores do Diretório Livre do Direito, Discentes Felipe Dalla Vale e Renata Antunes de Almeida.

pessoas sentadas em auditório

Evento lotou o Auditório da Faculdade de Direito da UFSM Créditos: Renato Sagrera