presidente da ACCIJUC, vai compor a direção do Fórum de Desenvolvimento Centro RS.


Sempre se falou que a região precisava se unir para se desenvolver e para ter mais força na cobrança por melhorias. Os prefeitos já têm entidades assim, mas é a primeira vez que associações empresariais da região se unem para um projeto fundamental que tem tudo para dar certo. 
Na sexta-feira, uma reunião na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) foi o pontapé para criação do fórum de desenvolvimento da região central do RS. A ideia era antiga na Cacism que agora está a colocando em prática. A entidade convocou 10 associações comerciais da região, e sete delas participaram da primeira reunião. Segundo o presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, nos próximos dias as entidades irão enviar quais são suas reivindicações, para definir os pleitos regionais das comunidades.
– A partir das demandas que afetam a todos, vamos trabalhar em conjunto e também cobrar das autoridades, deputados, para que tenhamos mais força e possamos fazer um trabalho integrado. Há exemplos de outras regiões do país em que isso trouxe grandes resultados – comentou Decimo.
Ainda não há definição de que bandeiras serão levantadas pelas entidades, mas a cobrança de melhorias nas estradas da região, além da construção de terceiras faixas nas rodovias, deixar empresas que atende somente seu município a nível regional, tornar a região com visibilidade na área turística, e muitas outras reivindicações quase que comuns a todos os dirigentes.
– Achei uma excelente ideia, pois tem o propósito de união para se conseguir chegar aos resultados. Para nós, de Santiago, as principais reivindicações são melhorias nas estradas e duplicações com terceiras faixas, como na serra do Chapadão e nas curvas de Jaguari. Em segundo lugar, agir para fortalecer o turismo regional e, em terceiro, tratar das feiras itinerantes e vendedores ambulantes – diz Mauro Maronez, presidente do Centro Empresarial de Santiago.
– Com certeza a região vai ficar muito forte após esta união, a região central terá um olhar diferente dos representantes políticos a qual possui mais de 800 mil habitantes. A cobrança será forte de nossas entidades, e juntas irão fazer a diferença. Não somente Santa Maria vai sair ganhando, mas também Júlio de Castilhos e toda região central, colocou Júlio Cesar Batistella presidente da ACCIJUC de Júlio de Castilhos.