Prefeitura de Tupanciretã inicia preparação para a Vacinação da Covid-19


A primeira fase de vacinação, conforme divulgação preliminar do MS, é que serão vacinados profissionais na linha de frente da Covid-19 e idosos com mais de 70 anos, principalmente os residentes de lares e centros geriátricos.

A vacina da Covid-19, tão esperada durante este longo período de pandemia, está mais próxima de chegar. Os protocolos e informações sobre este período de imunização são vindas do Ministério da Saúde, e a confirmação e liberação dessa primeira fase, ainda depende da liberação da ANVISA. Segundo o órgão, domingo, dia 17, é a previsão de decisão da diretoria colegiada do órgão sobre os pedidos de autorização emergencial das vacinas contra o novo coronavírus. Essa decisão é crucial para o andamento de todo processo de vacinação a nível nacional.

A Secretaria Estadual da Saúde, que pretende usar o mesmo modelo de distribuição de outras campanhas de vacinação, tem a expectativa de receber lotes da vacina de Oxford antes da CoronaVac, que divulgou eficácia global de 50,38% nesta terça-feira (12), porém, a logística e a marca do primeiro imunizante a desembarcar no RS ainda podem ser alterados. Não foram divulgadas até o momento datas ou quantidades a serem entregues, a estimativa é que o lote inicial seja de 200 mil a 300 mil doses até o final do mês.

Tupanciretã está acompanhando o andamento de todo o processo, e através da Coordenação de Imunizações do Município, está se preparando para as próximas semanas. Informações mais precisas, como quantas doses serão enviadas a Tupanciretã, ainda estão por ser informadas conforme a confirmação do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde. A primeira fase de vacinação, conforme divulgação preliminar do MS, é que serão vacinados profissionais na linha de frente da Covid-19 e idosos com mais de 70 anos, principalmente os residentes de lares e centros geriátricos.

Fonte Créditos das Fotos: Fernanda Malheiros Assessoria imprensa PMTupanciretã