Prefeitura e Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos lançam livro inédito de autor castilhense


No dia 31 de Julho, no Centro Cultural Álvaro Pinto, a Prefeitura Municipal em parceria com a Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos, promovem o lançamento do livro “Júlio de Castilhos: suas nascentes, seu divisor de águas, suas áreas verdes e tópicos de educação ambiental”, do autor castilhense Noilson Augusto Fricks de Mello. Essa ação faz parte das comemorações alusivas aos 130 anos do município e a cerimônia contará com as autoridades municipais e também amigos, familiares e homenageados do autor.
O livro traz relevante contribuição sobre nascentes e áreas verdes do município, e disserta sobre educação ambiental e impactos ambientais em córregos, áreas adjacentes, e claro, nas nascentes de rios. O objetivo é instigar que os leitores tenham consciência ambiental desde a infância, já no vínculo familiar.
A obra vem elucidar um tema importante e que foi pesquisado e estudado durante anos pelo autor.

Esta obra é muito importante para conhecermos a nossa cidade. Contribui muito para a educação ambiental de crianças e adolescentes que muitas vezes não conhecem e não sabem da importância das nascentes que o município possui. A minha intenção foi levar aos educandos e também aos professores um guia que possibilite uma melhor educação ambiental. Comenta o autor do livro.

Ao todo, foram impressas 500 cópias a serem distribuídas nas escolas municipais e entidades de Júlio de Castilhos.
Noilson é professor aposentado de Educação Física, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria e é conhecido no município por incentivar, principalmente, o atletismo e o voleibol. Também especializou-se em Educação Ambiental Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro e IESDE Brasil S.A, além de atuar em projetos de topografia e elementos da natureza em palestras, ações ambientais e cuidados com a natureza.
Ainda, durante a cerimônia será mencionado o lançamento do livro escrito por Firmino Chagas Costa intitulado “Terra de Vila Rica – Contribuição ao estudo da história do município de Júlio de Castilhos” que também faz parte das comemorações dos 130 anos do município, mas ainda está em fase de finalização e, por esse motivo, será lançado na Feira do Livro de Júlio de Castilhos em outubro.

 

Fonte Assessoria imprensa PMJC ( Vinicius Ferreira)