Por diferença mínima, Inter sai atrás na decisão da Copa do Brasil. Athletico Paranaense faz 1 a 0 com gol de Bruno Guimarães.


Inter e Athletico Paranaense abriram a decisão da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (11/09), às 21h30, em confronto encerrado com o placar de 1 a 0 para os mandantes, gol de Bruno Guimarães. Disputada na Arena da Baixada, a partida, eletrizante, correspondeu aos primeiros 90 minutos da final. Já a finalíssima acontece na próxima quarta (18/09), quando, diante de um Beira-Rio lotado, o Clube do Povo buscará o bicampeonato ao lado de sua torcida. Para sair com a taça, o Colorado precisa vencer por dois gols de diferença. Triunfo com a diferença mínima leva o duelo para as penalidades.

Empurrado pela sua torcida e aproveitando da vantagem de estar habituado com seu gramado sintético, o Athletico inicou a partida pressionando intensamente, tentando encurralar o Inter. Bem postada, a defesa colorada não cedia espaço, obrigando os mandantes a insistirem em bolas alçadas pelos lados do campo. Com o tempo, o Clube do Povo se soltou, e conseguiu criar boas oportunidades, sempre levando perigo ao gol de Santos. Após quatro minutos de acréscimos, Raphael Claus apitou encerrando uma etapa inicial corrida, mas de raras oportunidades.

Defesa colorada esteve segura no embate

Reiniciado o confronto, o que se viu foi um Inter solto como aquele que encerrou a etapa inicial. Criando boas oportunidades, o Colorado deu muito trabalho para a defesa atleticana, mas foi Bruno Guimarães, aos 12, quem abriu o placar para os locais. Na frente do marcador, os paranaenses se encolheram, enquanto o Clube do Povo acumulou oportunidades, paradas por uma atuação inspirada do goleiro Santos e seus zagueiros. Na última delas, aos 45, Rafael Sobis soltou uma bomba que tirou tinta da trave. Depois disso, a cera paranaense impediu qualquer nova oportunidade. Agora, é no Beira-Rio!

O Colorado volta a campo no próximo domingo (15/09), às 11h, quando enfrenta o Atlético Mineiro, no Independência. O duelo, válido pela 18ª rodada do Brasileirão, encerra o primeiro turno do campeonato. A volta do Inter para o Gigante acontece exatamente no duelo contra os paranaenses, em partida que terá Check-In liberado na manhã desta quinta (12/09), enquanto a venda de ingressos, para associados, será disponibilizada neste sábado (14/09).

Confira os melhores momentos da partida:

Primeiro tempo:

1min – Márcio Azevedo faz o cruzamento, a bola atravessa a área, e Uendel consegue o corte.

2min – Salva a zaga! Guerrero invade a área pela esquerda, supera a marcação e cruza rasteiro. Defesa paranaense consegue o corte.

4min – Khellven suspende na área colorada e Lindoso corta, mandando para escanteio. Na cobrança, Lomba fica com ela, firme.

6min – Nikão sobe bem e cabeceia na direção de Rony. O atacante tenta a puxeta, mas fura em bola, deixando a redonda sair pela lateral.

8min – LOMBA! Goleirão colorado intercepta lançamento para Rony e recolhe no rebote, mesmo tomando tranco do atacante paranaense.

9min – Uh! Guerrero recebe de Patrick, faz o giro e manda de direita. A bola vai pela linha de fundo.

10min – Bem, Uendel! Marco Ruben invade a área colorada, tenta o corte em Moledo, mas é interceptado pelo lateral colorado.

12min – UHH! Contra-ataque em velocidade do Inter. Edenilson desarma Bruno Guimarães e deixa com D’Ale. Pela direita, o camisa 10 avança e inverte, perfeitamente, com Nico, que domina e manda a bomba rasteira. A bola sai à esquerda de Santos.

13min – Rony pega a sobra de corte de Moledo e solta o pé. Por cima e à direita do gol de Lomba.

15min – Falta pesada de Léo Pereira em Guerrero. O juiz apita a infração, mas não apresenta o cartão.

21min – Grande jogada colorada! Tabelinha de Nico e Edenilson. Livre, o uruguaio recebe na área e bate colocado. Santos pega!

23min – Cittadini domina pelo centro, puxa para a canhota e chuta rasteiro. Ela vai direto pela linha de fundo.

26min – Lance de VAR? Patrick chega no fundo e faz bom cruzamento. A bola resvala no braço de Wellington e fica com a defesa. Vamos esperar a bola sair!

27min – UHHHH! FOGUETE DE UENDEL, DE FORA DA ÁREA, QUE SANTOS ESPALMA. Na sequência, Azevedo manda pelo escanteio.

27min – Arbitragem autoriza a cobrança de escanteio, não viu pênalti na origem do lance.

31min – MOLEDÃO! Cruzamento vindo pela direita, na direção da marca do pênalti. O camisa 4 colorado se joga na bola, contra a sola de duas chuteiras paranaenses, e corta de qualquer maneira. Grande desarme!

32min – Agora é a vez de El Patrón! Cuesta afasta cruzamento vindo da esquerda, mesmo tomando pancada de Marco Ruben na altura do supercílio.

38min – POR UM CENTÍMETRO! Nico é lançado na frente e quase se antecipa a Santos, que bateu cabeça com Bambu, mas conseguiu recolher a bola. A chuteira do uruguaio chegou a resbalar na redonda.

40min – Mais uma pancada em Guerrero, agora de Nikão. Desta vez, o cartão saiu. Tá amarelado!

45min – Quarto árbitro levanta a placa indicando quatro de acréscimos. Primeira etapa acaba em 49.

46min – SALVA A ZAGA! D’Alessandro, em mais uma grande inversão, aciona Guerrero, que consegue o domínio, mas é travado no momento do chute. Lateral para o Inter.

47min – Canto bola! Guerrero tentava a jogada com Patrick e a zaga afasata pela linha de fundo.

49min – Fim de papo na primeira etapa.

Segundo tempo:

1min – Por pouco! Uendel lança Nico nas costas da marcação, e o uruguaio quase chega nela, mas o destino foi a linha de fundo.

4min – UHHHHH! Inter sobe bem demais pela direita, em tabela de Bruno e Edenilson. O camisa 8 cruza na cabeça de Guerrero, mas a zaga consegue desvio providencial. Na sobra, Patrick domina e solta a bomba, que explode na rede, pelo lado de fora.

5min – Moledo desarma Marco Ruben e, uma vez mais, é derrubado. Já são várias as faltas de ataque da linha ofensiva paranaense.

7min – Falta boa para o Inter! Mão de Nikão ao lado da área atleticana, pela esquerda. D’Ale nela.

8min – UHHHHHHHHHHHHHHH! Grande contra-ataque do Inter, de Guerrero para Edenilson, que avançou, invadiu a área e soltou a bomba. Ela desvia na marcação, mata Santos, mas vai na linha de fundo. Escanteio para o Clube do Povo!!

9min – Cuesta sobe, escora a cobrança de D’Ale, mas ela vai por cima.

11min – Primeira mudança na equipe mandante. Sai Leo Cittadini, entra Thonny Anderson.

12min – Gol do Athletico com Bruno Guimarães.

18min – Odair faz a primeira substituição. Na vaga de Nico, vem Wellington Silva.

20min – Wellington Silva escapava em velocidade pela esquerda e é descaradamente puxado por Khellven. Amarelo e falta anotados.

21min – Pé alto de Léo Pereira em cima de Edenilson. Falta que o Inter cobra.

22min – Muda o Athletico. Marco Ruben por Marcelo Cirino.

24min – UHHHH! Edenilson descola lindo lançamento para Guerrero, que briga com a zaga e deixa com Wellington. Dele, a bola chega em D’Ale, que manda por cima do gol. Na sequência, a arbitragem para o lança assinalando impedimento.

26min – Por cima! Bruno recebe lindo passe de Edenilson, com o peito, e manda de primeira. Ela vai pela linha de fundo, superando o travessão.

27min – LOMBA! LOMBA! LOMBA! LOMBA! Rony faz grande jogada e manda um foguete que o goleiro colorado espalma milagrosamente, mandando pela linha de fundo.

28min – Edenilson deixa o campo para a entrada de Nonato

30min – SANTOS SALVA O ATHLETICO! Lindoso pega a sobra de bola espirrada na área paranaense e, no momento em que engatilhava o foguete, é desarmado por Wellington. A bola ameaça ir contra, mas Santos, em puro reflexo, salva os mandantes.

32min – SANTOS DE NOVO! D’Ale cobra escanteio, a zaga afasta, ela segue viva na direita e o argentino, de primeira, com pé direito, manda um balaço. Santos voa e salva.

35min – Lucho González no lugar de Rony. Última troca no Athletico.

37min – Odair faz a última substituição no Internacional. D’Alessandro deixa o campo para a entrada de Rafael Sobis.

40min – CORTE PROVIDENCIAL DE LÉO PEREIRA! Nonato invade a área e cruza rasteiro, mas o defensor manda para escanteio.

45min – ELA NÃO QUER ENTRAR! Guerrero ajeita com o peito para Sobis, que manda uma bomba. Ela tira tinta da trave de Santos.

45min – Vamos a 49. Assim como na etapa inicial, serão quatro os minutos iniciais.

47min – Athletico faz muita cera, abrindo mão de jogar para encerrar a partida.

48min – Cartão amarelo para Wellington, do Athletico, por pegada em Wellington Silva.

49min – Fim de jogo.

Ficha técnica:

Athletico-PR (1): Santos; Khellven, Robson Bambu, Léo Pereira, Márcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães, Léo Cittadini (Thonny Anderson); Nikão, Rony (Lucho González) e Marco Ruben (Marcelo Cirino). Técnico: Tiago Nunes.

Internacional (0): Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta, Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenilson (Nonato), Patrick; Nico López (Wellington Silva), D’Alessandro (Rafael Sobis) e Paolo Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.

Gols: Bruno Guimarães, aos 12 minutos do segundo tempo (A).

Cartões amarelos: Nikão, Khellven e Wellington (A).

Arbitragem: Raphael Claus, de São Paulo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa, do Rio de Janeiro, e Neuza Ines Back, de São Paulo. VAR: Rodrigo Ferreira do Amaral, de São Paulo.

Local: Arena da Baixada-PR.