Polícia Civil entrega inquérito sobre desvios em empresa de J.Castilhos


Na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Civil realizou, no Centro Cultural Álvaro Pinto, em Julio de Castilhos, a entrega do inquérito policial que apurou os desvios de valores de uma empresa cerealista de Júlio de Castilhos. As investigações duraram três anos e foram comprovados desvios de aproximadamente 7,5 milhões de reais da empresa.

De acordo com a delegada Alessandra Padula, os desvios eram feitos através de simulações de entrada de soja nos armazéns. Eram feitos lançamentos, notas de produtores rurais e contra notas da empresa, gerando a negociação, sem que a soja efetivamente entrasse nos depósitos da empresa. Após, era feita a venda dessa “soja virtual” e os valores eram pagos das contas da empresa, explicou a delegada.

No total, 32 pessoas foram indiciadas pelos crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança e concurso de agentes, falsidade ideológica, crime contra a ordem tributária, associação criminosa e crime contra o sistema financeiro nacional. O principal responsável pelos desvios era funcionário da empresa na época dos fatos.

As vítimas, sócias da empresa e produtores, ficaram sem os grãos e sem os valores, tendo em vista que a empresa decretou falência.

 

Texto e foto por Michel Fontana

JF Polícia Civil RS