PIM completa 15 anos e Criança Feliz completa 01 ano em Júlio de Castilhos


Neste dia 10 de outubro o município de Júlio de Castilhos comemora 15 anos do Programa Primeira Infância Melhor e 01 ano de Programa Criança Feliz. As Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação trabalham juntas nestes programas, sendo a Secretaria Municipal de Assistência Social a gestora do Programa Criança Feliz, a Secretaria Municipal de Saúde gestora do PIM e a Secretaria Municipal de Educação parceira dos dois programas.

O Governo Municipal de Júlio de Castilhos através da Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou a efetivação do Programa Criança Feliz a partir de 10 de outubro de 2017 tendo como prioridades as visitas domiciliares ao público: Gestantes e Crianças de até três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; sendo que as visitas domiciliares potencializam a perspectiva preventiva e a proteção proativa no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, tendo como referência do Programa Criança Feliz o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

A Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação têm como perspectiva desenvolver ações com um olhar ampliado para as gestantes e crianças, esse olhar requer uma mudança no entendimento sobre a criança e sua família. Portanto, a compreensão da primeira infância é uma construção cultural contínua em que a criança já nasce sujeito de direitos quanto ao seu pleno desenvolvimento, embora dependente dos cuidados do adulto. A partir desta interação saudável no ambiente familiar, podem-se obter ganhos.
Desde a efetivação do Programa Criança Feliz, o Governo Municipal através dos seus gestores reconheceram ser resolutivo a integração dos Programas Primeira Infância Melhor – PIM, e o Programa Criança Feliz – PCF, por apresentarem semelhanças na sua metodologia, tendo como lema “Onde tem PIM, tem Criança Feliz”.

Atualmente por intermédio de seis visitadores e um Grupo Técnico são atendidas as comunidades do Centro Baixo, Tancredo Neves, Peri, Santo Antônio, Medianeira, União, Independência, Promorar, Salles e São João do Barro Preto.

O Grupo Gestor e Comitê Técnico Municipal de ambos os programas são compostos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, sendo que se reúnem com as visitadoras todas as quintas-feiras pela manhã na atual sede do Programa Criança Feliz e PIM, junto à Secretaria de Assistência Social e Habitação, grupo este responsável por capacitar as visitadoras com a metodologia de atendimento em consonância com as diretrizes da política de atenção à saúde, educação e desenvolvimento social.

Fonte e foto Assessoria imprensa PMJC