PF entrega pássaros da fauna silvestre resgatados de cativeiro em condições de maus-tratos


Animais apreendidos em Uruguaiana foram entregues ao Zoo São Braz, em Santa Maria

Nesta quinta-feira (21/03), a Polícia Federal encaminhou ao Zoo São Braz, em Santa Maria, cinco aves resgatadas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Os animais, dois papagaios (Amazona aestiva), duas caturritas (Myiopsitta monachus) e uma coruja buraqueira (Athene cunicularia) foram apreendidos em ações da Polícia Federal, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e da Polícia Civil por estarem em condições de maus-tratos e em local sem a devida licença, permissão ou autorização dos órgãos ambientais para criação.

Os pássaros foram encaminhados para uma clínica veterinária da cidade para receberem os primeiros cuidados e aguardavam a destinação final.

Uma equipe da Polícia Federal de Uruguaiana entregou os animais no Mantenedouro São Braz, em Santa Maria, estabelecimento credenciado pelo IBAMA. Após exames e período de reabilitação, os animais serão reintegrados à natureza.

Os investigados que estavam na posse dos animais irão responder pelos de crimes de manter espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização e de maus-tratos.

 

Fonte e fotos: Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria