Pesquisa sobre pasto em SC coloca fraldas e microfones em ovelhas


Uma pesquisa sobre pasto, desenvolvida em Lages, na Serra catarinense, coloca fraldas e microfones em ovelhas. O objetivo dos pesquisadores é analisar o processo de alimentação dos animais para recomendar aos criadores a altura ideal da grama para otimizar a produção.

O manejo da pastagem é um dos parâmetros que definem o ganho de peso do animal, o quilo de peso vivo por hectare e a produção de leite por dia, conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Pesquisadores colocam fraldas em ovelhas para experimento sobre técnicas para pastos em SC
G1 SC
Pesquisadores colocam fraldas em ovelhas para analisar pastos em SC

Pesquisadores colocam fraldas em ovelhas para analisar pastos em SC

“A altura ideal de manejo no sol e na sombra, que é o objetivo do experimento, pode representar 30% de eficiência a mais quando eu faço uma pastagem”, explicou o pesquisador da Epagri Cassiano Eduardo Pinto.

As ovelhas são pesadas antes e depois de comerem. As fraldas servem para evitar a perda do peso da urina e das fezes, já que a diferença entre os pesos é a referência para o resultado da pesquisa. Os microfones são usados para se medir a mastigação das ovelhas em função do tempo.

Os testes são feitos em um pasto com grama tipo missioneira-gigante. A pesquisa é feita pela parceria entre Epagri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Fonte Portal G1/SC Foto Pesquisa é desenvolvida em Lages — Foto: Cassiano Eduardo Pinto e Fábio Cervo Garagorry/Divulgação