Padre Xiko e Observatório dos Direitos Humanos da UFSM são homenageados na Câmara de Manta Maria


A Câmara de Vereadores prestou homenagens a Francisco Bianchin, o padre Xiko, e ao Observatório dos Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante sessão solene na noite desta terça-feira (3). O prefeito Jorge Pozzobom esteve presente na Casa e enalteceu o papel dos dois para a cidade.

O vereador Luciano Guerra foi o responsável por falar sobre o padre Xiko em nome da Câmara. Fez um breve histórico da trajetória do religioso que, em 2019, completou 50 anos de carreira sacerdotal. Ao fim do discurso, entregou para ele a Comenda Diácono João Luiz Pozzobon. Alusiva à data de nascimento do diácono, é destinada às personalidades que se destacaram em ações humanitárias e religiosas.

Já sobre a ODH, quem falou foi o vereador Jorge Trindade. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, o observatório recebeu a comenda Renato Russo. A honraria, concedida a cada dois anos pelo Legislativo Municipal, é um reconhecimento público a instituições da cidade que atuam na promoção não só dos direitos humanos, mas também da cultura e da cidadania dos diversos grupos populacionais de Santa Maria.

“Agradeço à orientação, mas, principalmente, às críticas propositivas e à amizade do senhor, Padre Xiko”, disse o prefeito Jorge Pozzobom, relembrando, ainda, projetos postos em prática por iniciativa da ODH, como a instituição do Mês da Consciência Negra em Santa Maria.

Fonte Texto: João Pedro Lamas  Fotos: João Vilnei (Mtb 17922) Superintendência de Comunicação PMSM