Outubro Rosa: Prédios públicos iluminado com a cor da campanha em Júlio de Castilhos


Prédios públicos de Júlio de Castilhos recebem iluminação da cor rosa como forma de fortalecer a Campanha Outubro Rosa.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e suas unidades de saúde, lançam as atividades do Outubro Rosa, que é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Essa é uma campanha nacional, que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e contribuir para a redução da mortalidade.

Nas ações previstas, estão mutirões nas unidades de saúde com a realização de exames preventivos, encaminhamentos para mamografias e testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatite B e C.

Confira as datas e locais

UBS VAL DE SERRA: 06, 13 e 20 de outubro;

ESF TANCREDO NEVES: 07, 14, 21 e 27 de outubro;

ESF CASTELO BRANCO:  09 de outubro;

UBS TRÊS MÁRTIRES: 18 de outubro;

POLICLÍNICA E ESF CENTRAL: 23 de outubro;

ESF CENTRO BAIXO: 23 de outubro;

ESF INDEPENDÊNCIA: 23 de outubro;

ESF SANTO ANTÔNIO: 23 de outubro.

Confira alguns serviços disponíveis na prevenção de cânceres:

Mamografia: Recomendado para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. 

Preventivo: O exame citopatológico, ou preventivo, é recomendado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.

Testes rápidos: Os testes para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, estão disponíveis para todas as mulheres que têm interesse em realizar a testagem.

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo mais incidente nas mulheres do Brasil. No mundo, é o mais comum e ainda é a maior causa de morte por câncer. Os fatores de risco são: envelhecimento, uso de álcool, excesso de peso e sedentarismo, exposição à radiação ou ainda, casos de câncer de mama na família.

Câncer de Colo de útero

Alguns fatores como tabagismo, idade e infecção por HPV podem desencadear o câncer de colo de útero. É o 4º tipo mais comum entre mulheres, porém é um dos que possui maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. Manifestações de doença invasora com sangramento vaginal fora do período menstrual e/ou desencadeada por relação sexual são alguns dos sinais de alerta.

Previna-se!

Atualmente, o método de prevenção primária é a vacinação contra  HPV, que é feito em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Para maiores informações, ligue 055 3271 5212 ou 055 3271 5202

Fonte Assessoria imprensa PMJC ( Vinicius Ferreira)

Imagem Créditos Júlio Ribeiro ( redes sociais )