Número de leitos do HUSM cresce 25% com gestão da Ebserh


A quantidade de leitos ativos do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à Rede Ebserh, saltou de 320, em 2014, para 403, em 2019, um crescimento de 25,9%. O número foi levantado em visita técnica realizada por profissionais da sede da estatal que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O aumento no número de leitos foi resultado de diversos investimentos da Ebserh no HUSM, incluindo na força de trabalho. “Pela primeira vez na história do hospital, houve a aprovação de quadro de pessoal específico para a unidade”, ressaltou a superintendente do HUSM, Elaine Resener.

Com o dimensionamento realizado pela Ebserh, que totalizou 1.880 profissionais, houve um acréscimo de 53,7% quando comparado aos 1.223 colaboradores registrados antes da gestão do HUSM pela estatal.

Além disso, a ampliação do quadro de pessoal e do número de leitos apresentou impactos positivos na oferta de serviços assistenciais à população da região. O número de internações aumentou em 43,3%; as consultas agendadas subiram 73,1%; as tomografias dobraram, com ampliação de 106,2% no número de procedimentos; as cirurgias foram ampliadas em 44,3%; os exames laboratoriais cresceram 68% e os radiológicos 56,4%; a quantidade de exames de ultrassom subiu 88,1%; entre outros avanços.

Outro ponto importante refere-se ao ensino, pesquisa e extensão. Desde a vinculação do HUSM à Rede Ebserh, foi registrado um crescimento de 51,5% (passando de 33 para 50) no número de programas de residência médica e um crescimento de 50,3% (passando de 193 para 290) no número de vagas de residência.

Visita técnica

Durante a viagem a Santa Maria, a equipe da Ebserh – formada pelo o assessor da Presidência, Rubens Corrêa Leão, pelo supervisor de contratos, César Augusto Oliveira, e pelo assessor de planejamento da Diretoria de Orçamento e Finanças, Rodrigo Dittz – participou de reunião na reitoria da UFSM, que contou com a participação do reitor, Paulo Burmann, e de gestores da universidade e do hospital.

Segundo Rubens Leão, o objetivo da visita ao HUSM e às instituições parceiras foi “conhecer os processos assistenciais e administrativos do hospital e atuar no sentido de promover uma maior aproximação entre as organizações”.

HUSM em números

Os atendimentos realizados no hospital abrangem 45 municípios, alcançando uma população aproximada de 1 milhão de pessoas. O HUSM possui habilitações em alta complexidade em oncologia, cardiologia, nefrologia, transplante renal e medula óssea e traumato-ortopedia.

Em 2018, 157 docentes atuaram no hospital, que conta com 852 alunos da UFSM e 756 alunos em estágio obrigatório. O HUSM possui ainda 188 residentes médicos, distribuídos em 44 programas de especialidades médicas, 96 residentes multiprofissionais, distribuídos em 10 núcleos profissionais, 29 alunos realizando o mestrado profissional e 46 grupos de pesquisa.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte e foto: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh