NTG Alma Farrapa será sede da terceira etapa do Circuito Artístico da 9ª RT


O NTG Alma Farrapa do IFFar – Júlio de Castilhos será sede da terceira etapa do Circuito Artístico da Nona Região Tradicionalista, O 1º Rodeio Artístico do NTG, que acontecerá dia 01 de setembro.

O Circuito Artístico da 9ª RT é composto por 5 etapas, sendo que cada uma delas reúne apresentações artísticas variadas, relacionadas a cultura tradicional gaúcha, como danças tradicionais, declamação, chula, entre outros. A participação nas etapas dos circuitos artísticos é uma forma de pontuação para participação no Enart (Encontro de Artes e Tradições Gaúchas).

Assim, o Circuito Artístico da 9º RT tem por finalidade preservar, valorizar e divulgar as artes, os usos e costumes da cultura popular do Rio Grande do Sul, com a intenção de integrar os departamentos artísticos das Entidades Tradicionalistas participantes do Circuito. Promover o intercâmbio cultural entre as Entidades Tradicionalistas, além de uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho.  Valorizar o artista amador da região, no intuito de também divulgar as manifestações artísticas desenvolvidas nas Entidades Tradicionalistas.

São esperados em torno de 1.400 participantes entre grupos de dança e competidores individuais para o 1º Rodeio Artístico do NTG. As apresentações serão abertas ao público, sem custo, no ginásio de esportes e outras dependências do IFFar – Júlio de Castilhos, respeitando a capacidade de lotação de cada espaço. Em breve o NTG Alma Farrapa divulgará as modalidades que irão concorrer e a programação do evento.

Circuito Artístico da 9ª RT – Etapas 2019

1ª etapa: 3º EnCAF – 28 de abril – CTG Clube Farroupilha – Ijuí

2ª etapa: 7º CONART – 23 de junho – CTG Querência da Serra – Cruz Alta

3ª etapa: 1º Rodeio Artístico do NTG – NTG Alma Farrapa – IFFar – JC – Júlio de Castilhos

4ª etapa: 2º Laureano em Dança – 06 de outubro – CTG Laureano Medeiros – Ijuí

5ª etapa: a definir.

Fonte ASCOM IFFar campus Júlio de Castilhos (Site)