Nova flor de corte no Projeto Flores para Todos


As Equipes PhenoGlad do Brasil e a Emater/RS-Ascar atenderam à demanda dos produtores rurais e estão introduzindo uma nova flor de corte no Projeto Flores para Todos, iniciativa que promove a floricultura e prepara agricultores familiares e escolas do campo para o cultivo de flores e plantas ornamentais. A espécie escolhida para plantio, ainda em fase de testes, nos locais participantes a partir deste semestre foi a statice (Limonium sinuatum Mill. (L.)), devido ao fácil manejo, baixo custo de produção, rusticidade e longa duração pós-colheita.

Até a quinta fase do Flores para Todos, concluída em junho deste ano, apenas variedades de gladíolos (Gladiolus x grandiflorus Hort.) eram introduzidas nas propriedades rurais e escolas participantes. Com o sucesso e boa aceitação da metodologia do projeto entre as famílias do campo, surgiu a demanda por novas espécies florais. Por isso, nesta sexta edição, oito famílias e uma escola foram escolhidas para cultivar statices de maneira experimental no Rio Grande do Sul, com a supervisão da PhenoGlad e dos extensionistas da Emater/RS-Ascar.

A ideia é avaliar os resultados destes primeiros testes nas lavouras dos agricultores e seguir incluindo mais locais de cultivo nas próximas edições do projeto, inclusive em outras regiões do Brasil onde a PhenoGlad está presente.

A statice – ou flor seca – é uma planta rústica, de alta durabilidade pós-colheita e que possui baixo custo de produção. Segundo o professor Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad UFSM, essas características são a principal razão para a inclusão da espécie no Projeto Flores para Todos.

Statice, a nova flor de corte do Projeto Flores para Todos.

“Estudando a statice nesses últimos anos, adquirimos o know-how necessário para podermos ajudar o produtor rural a conduzir de maneira precisa e segura o cultivo da flor. O manejo é razoavelmente simples, mas o suporte oferecido pelo projeto faz toda a diferença para que as famílias possam produzir de forma independente no futuro”, ressalta Streck.

As mudas produzidas pela Equipe PhenoGlad na sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram distribuídas e transplantadas entre julho e setembro deste ano. “A floração e colheita deve iniciar no final de outubro. Mas é interessante que uma das características da statice é que ela continua produzindo flores por três, quatro meses. Então esperamos que ela possa ser comercializada até o final do ano e início de janeiro de 2021”, explica o professor.

Parceria inédita
Esta etapa do Flores para Todos marca o início de uma parceria com o Projeto Estratégico Geoparque Quarta Colônia, da UFSM, que conduz estratégias e ações para promover o desenvolvimento sustentável do território da Quarta Colônia de Imigração Italiana, na região central do Rio Grande do Sul. O objetivo é possibilitar a participação simultânea das famílias da região em ambos os projetos. Dessa forma, duas propriedades rurais do Geoparque Quarta Colônia já foram incluídas no Flores para Todos: uma de São João do Polêsine (Marlene Pilecco) e outra de Silveira Martins (João e Ivana Hartz).

Participantes
Os demais locais de cultivo da nova flor foram escolhidos por já fazerem parte de outro experimento das Equipes PhenoGlad a nível de Brasil, o Ensaio Sul-Brasileiro de Statice. São eles: Cachoeira do Sul (Rosane Mayer), Dilermando de Aguiar (Isabel da Silva e Clotilde Teixeira), Itaqui (Régis Deleon), Júlio de Castilhos (EEEF Nossa Senhora Aparecida), Pelotas (Nilo Schiavon) e Pinto Bandeira (Flávia de Toni) – todos no Rio Grande do Sul.

“Nesses municípios, tem sido essencial o trabalho das Equipes PhenoGlad nas instituições parceiras, como os escritórios municipais da Emater, a Unipampa – Itaqui, o IFRS – Bento Gonçalves e o IFSul – Pelotas, porque são elas que estão todo o dia em contato com os produtores, acompanhando todo o processo”, ressalta Streck.

Flores para Todos
Concebido em 2018 pelas Equipe PhenoGlad e Emater/RS-Ascar, o Projeto Flores para Todos tem o objetivo de fomentar o cultivo de flores como alternativa de renda e diversificação de lavoura em propriedades de agricultura familiar, além de incentivar a permanência dos campesinos, com qualidade de vida, no meio rural.

O Flores Para Todos está presente em seis estados e no Distrito Federal. Até o final de 2020, ao menos 77 mil hastes florais terão sido produzidas em 79 municípios, beneficiando 93 famílias, além de 16 escolas públicas.

O projeto tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Equipe PhenoGlad
A PhenoGlad é uma equipe multidisciplinar e multi-institucional que pensa a floricultura e o paisagismo de forma sistêmica, com princípios baseados na ciclagem de nutrientes da lavoura e na sustentabilidade social, ambiental e econômica da propriedade rural. Busca nas suas ações de pesquisa e extensão apresentar soluções para a intensificação sustentável da agricultura, com foco nas demandas dos pequenos empreendimentos rurais e na entrega de uma agricultura sustentável para as futuras gerações de modo a atrair e manter as famílias no campo.

Fonte e fotos Por Equipe PhenoGlad UFSM