Memória dos antigos carnavais de Tupanciretã. Carnaval regional em vagões de trem


 O BOI JAGUANÉ

   Esta figura foi criada pela trabalhadores da charqueada do seu “Marcial Terra” que idealizaram um bloco só de homens, mas tinha homens vestidos de mulher, tinha uns animais incrementar  os desfiles mas tinha só um boi de era conhecido com “Jaguané cola branca” e levava  a marca do fazendeiro apoiador e a relevância ambiental pois usavam o algodão   que vinha nas sacas de produtos para charqueada.

 

 

 

O CARNAVAL NUM VAGÃO DE TREM

    Os Clubes Comerciais de Tupanciretã, Júlio de Castilhos e Cruz Alta idealizaram e perdurou por um tempo a participação de carnavalescos em 3 dias seguidos sendo cada dia duas das cidades viajam em até dois vagões de trem  especialmente contratados para fazer festa um dia em Cruz Alta no outro em Tupã e no outro em Júlio de Castilhos no trajeto não faltava a boa musica e dança com as marchinhas de carnaval.

….no dia 10/02/1945 o Clube Félix da Cunha de Julio de Castilhos recepcionou a comitiva de Cruz Alta e Tupanciretã e por 4 anos seguindo realizaram esta integração e sempre com bom humor e festa aonde que recebia tinha que se preparar pois…

” a turma quer mesmo abafar a banca” … e fazer a “cobra fumar”! a cuíca vai roncar … e o pandeiro ha de furar…e “salve-se quem puder”! 

 

 

Fonte e fotos por: Blog Luis Afonso Costa  (Blog Lagartus